Patos (Imagem: Prefeitura de Patos)
Compartilhe!

Enquanto o governador João Azevêdo reforça os investimentos em infraestrutura nos quatro distritos industriais e diz que estudará a criação de mais um novo em Campina Grande, um movimento estratégico para impulsionar o crescimento e assegurar protagonismo no estado, é essencial lembrar que outras regiões da Paraíba também clamam por políticas voltadas à industrialização, como é o caso de Patos, que apresenta-se como um polo em expansão e merece atenção especial para que possa alcançar seu potencial máximo de geração de empregos e crescimento sustentável.

Em recente publicação nas redes sociais, o gestor estadual disse: “Estamos chegando junto para geração de novos empregos em Campina Grande. Para isso, conversamos com representantes do setor produtivo e garantimos mais investimentos em infraestrutura para os quatro distritos industriais da cidade. Além das melhorias, também vamos estudar com a Cinep a criação de mais um distrito. Mais um passo importante do Governo para que Campina volte a ser protagonista na geração de empregos na Paraíba.

A criação de distritos industriais e investimentos em infraestrutura nas cidades do interior são passos vitais para a descentralização do desenvolvimento econômico. Ao trazer indústrias para Patos, podemos reduzir a dependência de centros urbanos maiores, gerar emprego local e proporcionar um desenvolvimento mais equilibrado no estado. Com a chegada de um aeroporto moderno e novos serviços de infraestrutura urbana, Patos está mais preparada do que nunca para receber empresas e se firmar como um novo núcleo de desenvolvimento industrial no interior paraibano.

Com uma posição geográfica privilegiada no mapa da Paraíba, Patos dispõe de um distrito industrial às margens da BR-230, que pode ser expandido com investimentos substanciais do Estado, projetando a cidade para um patamar diferenciado. Esse desenvolvimento impactaria significativamente no aumento do Produto Interno Bruto (PIB), na geração de novos empregos formais e na atração de novas indústrias, entre outros benefícios.

Para enfatizar a relevância do setor industrial para a capital do Sertão da Paraíba, o município registrou um crescimento de 9,38% no número de empregos formais, passando de 1.672 para 1.829, com a criação de 157 novos postos de trabalho. Os dados são de agosto deste ano, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

A geração de empregos no interior, além de oferecer novas oportunidades para a população, contribui para o combate à migração forçada de moradores do Sertão em busca de oportunidades nas grandes cidades. Por isso, ao governador e aos órgãos responsáveis, fica o apelo: que o olhar sobre a industrialização se estenda também para Patos, favorecendo não apenas uma cidade, mas toda a região, que será impulsionada pelo desenvolvimento econômico.

Por Pedro Jorge Nunes da Costa – pjpedrojorge2016@gmail.com

Deixe seu comentário