Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos promoveu no último dia 05 de novembro do corrente ano, um treinamento em primeiros socorros para todos os servidores efetivos, comissionados e terceirizados. A capacitação, com palestra, treinamento prático e simulações, foi realizada pela empresa Econsultoria – Consultoria Ambiental e Serviços – através de seu diretor/instrutor, Felipe Silva de Medeiros, engenheiro de segurança do trabalho e também engenheiro florestal. “De 2019 prá cá, muita coisa mudou na legislação e os órgãos públicos também tiveram que se adequar às essas novas normas e passar a promover essas atividades”, explicou Medeiros, lembrando que essas ações são mais comuns nas empresas da iniciativa privada, “e somente nas grandes empresas”, acrescentou.

Acidentes de trabalho

O palestrante abordou situações comuns que acontecem no dia a dia dos mais variados ambientes de atividades. “Situações corriqueiras, e uma das primeiras ações de nós profissionais, é fazer todo um levantamento de risco iminente existente nesses locais”, explicou o engenheiro, asseverando a importância de isso ser feito em todas as emrpesas, por menor que seja. “A gente muitas vezes imagina que isso só é necessário em grandes empresas, mas não, todo e qualquer ambiente de trabalho precisa dessa atenção voltada para à saúde e segurança no trabalho”, explica, exemplificando situações em que o trabalhador precisa ficar muito tempo sentado em sua atividade laboral. “Isso pode desenvolver problemas relacionados à postura corporal, o que nós chamamos de ergonomina”, pontua, indicando a necessidades de pausas entre a jornada.

Atividades

O treinamento teve conteúdo teórico e prático, como simulações (a exemplo de engasgamentos, desmaios, afogamentos, quedas e queimaduras), quando foram apresentadas técnicas e procedimentos que podem salvar vidas em situações de emergências como essas.

De acordo com a presidente da Câmara, Tide Eduardo (Republicanos), essa foi mais uma ação prevista no programa de valorização dos servidores (as) do Poder Legislativo estabelecido por essa diretoria. “Importante que nossos servidores, comissionados e terceirizados saibam, em situações adversas, como agir e sejam multiplicadores de informações, compartilhando esses conhecimentos”, justificou a parlamentar.

Interação

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o ministrador do curso e participar de simulações de cenários reais de atendimento de primeiros socorros e controle de incêndio, aprendendo na prática como agir em caso de necessidade. “Sabemos da importância de estarmos preparados para agir em casos de urgência, seja dentro da Câmara ou fora dela e esse treinamento nos preparou para isso”, avalia o Diretor da Casa, João Bosco Fernandes.

CM

Deixe seu comentário