Nos dias 4 e 5 de dezembro, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos quatro CRAS de Patos participaram da primeira Oficina de Xilogravura. A ação, realizada pela Fundação Ernani Sátyro (FUNES) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Semudesh), proporcionou momentos de aprendizado e aproximação com a arte de forma prática e divertida.
A oficina foi conduzida pelo artista visual Roberto Nass, que dividiu as atividades em dois momentos. No primeiro dia, as crianças criaram desenhos em papel, entendendo os detalhes e traços voltados para a técnica da xilogravura. Já no segundo dia, elas transformaram esses desenhos em gravuras, utilizando materiais acessíveis como fundos de bandejas de isopor, lápis e tinta. Nesses suportes, marcaram os desenhos e, em seguida, carimbaram suas criações em folhas de papel, concluindo o processo.
Milena Brito, presidente da FUNES, destacou a importância de oferecer atividades como essa para as crianças atendidas pelos CRAS. “Quando tivemos a chance de realizar essa oficina, pensamos logo nas crianças que fazem parte de programas sociais, tanto do município quanto do Estado. Estamos muito felizes em receber todos aqui.”
Os participantes também aproveitaram bastante o momento. Rianna Mirelly, que já tem o hábito de desenhar, compartilhou sua experiência: “Eu gosto bastante de desenhar, então por isso que eu achei muito legal vir pra cá. Foi muito legal aprender como se faz os rascunhos, e aprender com um dos maiores artistas da Paraíba.”
A oficina foi um momento de aprendizado e oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre a cultura da região. Esses momentos são importantes para despertar o interesse pela cultura e incentivar as crianças a desenvolverem novas técnicas e habilidades.
Áudio de Rianna Mirelly – participante:
Áudio de Milena Brito – Presidente da FUNES:
Áudio de Roberto Nass – Artista Visual:
Secom – Prefeitura de Patos