Os professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba vivenciam, desde dezembro do último ano, uma situação que, segundo eles, é constrangedora. A classe docente aguarda o pagamento do 14⁰ e 15⁰ salários que, nos anos passados, eram pagos dentro do período anual, em dezembro. Em 2024, porém, isso não aconteceu.

De acordo com os profissionais, a Secretaria de Educação não cumpriu com os prazos estabelecidos em edital, cuja divulgação dos premiados foi feita depois do acordado. Além disso, a Secretaria estabeleceu um prazo mínimo para o envio do projeto.

Uma das questões enfatizadas pela classe é que o secretário Wilson Filho, em uma entrevista no dia 7/1/2025, à Rádio Club FM, afirmou que a categoria havia solicitado o pagamento somente para o final de janeiro deste ano. Sem hesitar, os professores estão revoltados porque, segundo eles, isso não procede.

Ademais, os educadores endossam a necessidade de haver esse pagamento em folha extra, tendo em vista que o desconto do IR poderá levar consigo boa parte do prêmio, o que não valorizará o tempo dedicado à realização e escrita do projeto.

Em conjunto, a categoria solicita do Senhor Governador João Azevêdo a presteza de pagar esses prêmios até o dia 15, haja vista que muitos profissionais contam com esse valor para gozar de suas férias e pagar os compromissos outrora realizados.

É importante destacar, por fim, que esses valores referem-se ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e é um direito dos professores. Nosso portal deixa o espaço em aberto para que o secretário possa manifestar-se.

Veja vídeo:

Texto: Colaboração

Deixe seu comentário