O padre Fabrício Dias Timóteo, que pertence à Diocese de Patos, Sertão da Paraíba, está celebrando neste dia 9 de janeiro de 2025, 16 anos de Ordenação Sacerdotal, que ocorreu à época na Catedral Nossa Senhora da Guia, em Patos, celebração presidida pelo querido bispo Dom Manoel Reis de Farias.
Padre Fabrício é filho de Patos, nasceu em 21 de junho de 1980, portanto tem 44 anos, o sacerdote é um dos mais queridos e amado pelo povo da Diocese de Patos; devido seu carisma acolhedor, seus aconselhamentos e suas orações. Felizmente, o povo de DEUS reconhece o trabalho missionário e administrativo do servo de Cristo, Padre Fabrício que realiza essa missão confiada por Jesus com muito amor e dedicação, isso é muito nítido.
Devidos esses predicados do sacerdote, Fabrício tem rompido barreiras na evangelização em outras dioceses do Nordeste e fora da sua região. Por exemplo, São Paulo e Curitiba com os padres Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti.
Padre Fabrício é o filho da competente professora e ex-diretora da Escola Monsenhor Manuel Vieira em Patos (CEPA), Dona Ilma Gonzaga, seu pai biológico é Claúdio Timóteo. Já seu Francisco Caju (Seu Tico), foi quem acompanhou e o apoiou desde o seminário até hoje, Pe. Fabrício é irmão da advogada Cláudia e do médico Pedro Augusto. Por conhecemos bem o clã, por isso podemos afirmar: é uma família abençoada por Deus e Maria Santíssima.
Trajetória da missão do Padre Fabrício Timóteo:
O grande servo de Cristo, padre Fabrício começou sua jornada missionária na paróquia de São Sebastião em Catingueira-PB, e também na cidade de Emas. Em Catingueira, ele implantou e incentivou o terço dos homens onde reunia em média 200 homens na Igreja Matriz e olhe que o ‘bicho’ homem não gosta de rezar, depois padre Fabrício foi transferido como pároco a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de São Mamede-PB, onde então começou celebrar a Missa com Orações de Cura e Libertação, que em média reunia 50 mil pessoas, que iam louvar e bendizer a Jesus Cristo. Lá na paróquia o Padre criou também o Terço da Superação que é sucesso de público e também nas redes sociais até os dias atuais, sendo transmitido ao vivo pelo YOUTUDE e INSTAGRAM todas às terças às 19h, no endereço: PADRE FRABICIO OFICIAL.
Após sucesso na evangelização e na administração em São Mamede, padre Fabrício é transferido pelo Bispo Dom Eraldo para uma paróquia maior, no Cariri paraibano, Taperoá. Onde revolucionou à evangelização e administração na paróquia Nossa Senhora da Conceição; reformou todas as 31 capelas na Comunidades rurais e mais 7 capelas na sede e mais Igreja Matriz. Além disso, construiu o Centro de formação da paróquia, reforma do salão paroquial, secretaria da paróquia, ampliação da casa paroquial. Detalhe, muito importante, o padre recebeu a paróquia no vermelho enorme, mas em 6 anos de intensa missão e com ajuda do povo de DEUS. O Padre consolidou o crescimento da presença dos fiéis nas missas, sem esquecer que a Missa com Orações de Cura e Libertação, onde em agosto de 2023 segundo cálculos da PM, registrou um público recorde de 110mil fiéis, que foram suplicar e louvar a DEUS. Em 2024 a missa não foi realizada por uma determinação da Diocese de Patos. Em 5 de janeiro de 2025, Padre Fabrício deixou à paróquia de Taperoá, com excelente saldo nas contas da paroquia, comprovando que Padre Fabrício, além, ser um extraordinário evangelizador é também um grande administrador.
A polêmica:
Em outubro de 2024, o bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo comunicou algumas transferências no clero, algo bastante comum, pois é uma prerrogativa do bispo realizar essas mudanças por necessidades pastorais e missionarias. Entre os transferidos surgiu o nome do padre Fabrício Timóteo que foi direcionado para paróquia Senhora Sant’Ana, da cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó. Aí a grande surpresa e indignação dos fiéis e também por parte da imprensa paraibana. Padre Fabrício Timóteo tinha sido ‘rebaixado’ de função, saindo de pároco para vigário auxiliar. Então surgiram as indagações dos fiéis e da imprensa paraibana: O por quê? Seria o fato que padre agrada e arrastar tanta gente para Igreja Católica? É perseguição ou inveja? Punição? O qual motivo? O jornalista Heron Cid, foi feliz no seu questionamento em seu ártico, afinal, qual foi: O PECADO DO PADRE?
O fato é, que até agora nenhuma autoridade da Igreja se manifestou sobre a polêmica. Então, conversei com alguns padres conhecedores do Direito Canônico, e eles também estranharam essa ‘punição’, sem motivos.
Reflexões da Palavra de Deus para nossa caminhada na Igreja:
Lembrei-me do discípulo amado, João, que correndo foi contar um ‘fuxico’ a Jesus, ‘cheio de razão’, dizendo ao Mestre alguns homens estavam expulsando demônios em seu nome (Jesus), e Jesus diz: “NÃO LHE PROIBAM”, MC 9: 38-39. Recordei à bela passagem bíblica que diz; “Toda árvore é conhecida pelos frutos”. LC; 6:44. Portanto, atenta-vos: “não existe criatura que possa se esconder de DEUS, o Senhor vê tudo, e a Ele devemos prestar contas”: Hb,4:13. Saberemos? Identificar se a obra é de DEUS OU NÃO. Como disse o doutor da Lei, o intelectual Gamaliel: “Se a evangelização é de natureza humana cai por terra, mas se vem de DEUS ninguém poderá destruir”. Atos; 5:34-39. Na Igreja existem vários dons dados pelo Espirito Santo de DEUS, segundo São Paulo; 1Cor; 12: 4-11. Ninguém impedi o Espirito Santo de DEUS de agir: ‘Ele sobra onde quer”. Jo; 3,8. Lembremos também da regra de ouro na bíblia, que nos ensina para quem serve ao SENHOR verdadeiramente: “A quem muito foi dado muito também será pedido e exigido”. LC; 12: 48. Todo aquele serve a DEUS verdadeiramente um dia será perseguido, mas Jesus nos diz que devemos nos alegrar, pois grande será a recompensa nos Céus. “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. MT: 5, 10-12. É verdade, que devemos observar alguns ensinamentos de Jesus para evangelizar para seu Reino e não para o Mundo. Na Missão de JESUS devemos ser como o Mestre: “MANSO e HUMILDE DE CORAÇÃO”, MT: 11, 29. Portanto, irmãos nada de VAIDADE e nem IRA na caminhada de CRISTO. Finalizo com o texto de São Thiago: Que sabiamente nos diz: “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”. TG: 2,18. Ou veja, não basta dizer que tem fé temos que agir e agir com AMOR com as pessoas.
Testemunho de Amizade:
Conheci padre Fabrício, ele era seminarista, ou seja, há 17 anos, em retiro de Carnaval no Ginásio do Rivaldão em Patos, depois já ordenado veio para Paróquia de São Sebastião em Catingueira, onde estreitamos nossa amizade por meio da FÉ. Em 2011, ele foi a testemunha da Igreja do meu casamento. Um homem ungido por DEUS, cheio de FÉ e humildade e muito preparado um biblista de verdade, que me ajudou muito na caminhada de FÉ. São 16 anos de padre e não tem uma bicicleta para rodar, pois sempre ajuda os mais carentes, ou seja, servindo ao Reino de DEUS e não ao MUNDO. Escreveu já dois livros: devocionários que tem ajudado a muita gente com suas reflexões de FÉ e ESPERANÇA. Todo lucro da venda dos livros é destinado a instituições de caridade. Todos esses sinais são de um verdadeiro Servo de Cristo e não do Mundo. Vale destacar, que quando eu o conheci, ele não tinha nenhum seguidor nas redes, hoje somando todas as plataformas digitais, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube, e Padre Fabricio atingiu a marca expressiva de 450 mil seguidores. Sim, ele continua o mesmo de lá de 2008, sem vaidade e sem arrogância.
Deus te abençoe profusamente em sua caminhada Padre Fabrício que Maria te projeta de todo mal.
Parabéns, meu amigo!