Foto: divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na manhã desta sexta-feira (8), um veículo clonado durante uma fiscalização de rotina no km 308 da BR-230, em frente à Unidade Operacional de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos. Uma mulher de 47 anos foi detida sob acusação de receptação.

Os policiais abordaram um VW/T-Cross branco, ano 2024, que seguia da cidade de Imaculada com destino a Campina Grande. Durante a vistoria, a equipe notou que as placas do automóvel apresentavam divergências em relação aos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Ao aprofundar a investigação nos sistemas de segurança, os agentes descobriram que o veículo era, na verdade, um clone. O carro original possuía registro de roubo ocorrido em 19 de julho de 2025, na cidade de Vitória (ES).

A passageira, que se identificou como proprietária, informou aos policiais que o automóvel havia sido adquirido pelo marido em uma concessionária na cidade de Afogados da Ingazeira (PE). Diante do flagrante, ela recebeu voz de prisão e foi conduzida, junto com o veículo, para a Delegacia de Polícia Civil de Patos.

A PRF aproveitou a ocorrência para reforçar o alerta sobre os riscos de adquirir veículos clonados. Muitas vezes vendidos por preços atrativos, esses carros escondem crimes de roubo, furto e adulteração de chassis. Quem adquire esse tipo de veículo, mesmo alegando desconhecimento, pode responder por receptação e adulteração de sinal identificador, com penas que chegam a oito anos de prisão.

Dicas para evitar golpes:

  • Preço: Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado;
  • Procedência: Exija sempre nota fiscal ou recibo de origem;
  • Vistoria: Realize uma vistoria cautelar e confira chassi e etiquetas antes de fechar o negócio;
  • Transferência: Efetue a transferência de propriedade imediatamente após a compra.

Pabhlo Notícias