Compartilhe!

Com uma programação variada, é assim que a Secretaria de Saúde de São Mamede continua vivenciando a Campanha Nacional Outubro Rosa. Para isso, conta com o trabalho dos profissionais da saúde municipal e fez parcerias com a Maternidade Peregrino Filho, Hospital do Bem, ONG Amigas Viva a Vida e as FIP de Patos.

Nessas últimas semanas, as ações foram intensificadas, por exemplo, nas unidades de saúde. Com atendimentos especialmente voltados para as mulheres de cada setor, realizando os exames de mamas e os citológicos.

E na maternidade, mais de 50 mulheres fizeram exames de mamografias. Sobre as mamografias, a secretária Niúda Morais destaca que essa é uma demanda sob controle, pois a prestação do serviço ocorre durante todo o ano.

No Cras, o tema “Câncer de Mama na Terceira Idade” foi discutido de forma lúdica para facilitar a interação dos idosos do grupo Saber Viver. De modo que as equipes do Nasf e da UBS III falavam sobre os cuidados com as mamas nessa faixa etária.

A fim de ampliar o debate, na manhã de segunda-feira (21), a secretaria realizou o dia D da campanha no auditório Cleanny Santos, que fica na unidade de saúde do bairro Pau D’arco. Esse dia foi marcado pela palestra sobre Mitos e Verdades do Câncer de Mama.

A palestra foi ministrada pela Gerente do Centro de Oncologia do Hospital do Bem, a Enfermeira Aretusa Delfino, que falou sobre Mitos e Verdades do Câncer de Mama. Também contribuiu com esse debate o Grupo Amigas Viva a Vida.

Participaram desse encontro profissionais da saúde, da educação, o Clube da Melhor Idade Viver e Ser Feliz e a população em geral principalmente as mulheres.

Cabe ressaltar que, até o final do mês, cada unidade faz a culminância da campanha nos seus respectivos setores. Durante os treinos, nas academias da saúde e na hidroginástica haverá um momento de conscientização.

Assessoria

Deixe seu comentário