Compartilhe!

Ofertar exames e testes que possibilitam a identificação precoce de algumas doenças e alterações em bebês, ampliando assim o cuidado aos recém-nascidos na unidade. E com esse propósito que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, passou a disponibilizar também os testes do Olhinho e da Linguinha. Com os três novos serviços que foram implantados na semana passada, a Maternidade passou a ter uma triagem neonatal completa, pois já realizava os testes da Orelhinha e do Coração, além do exame do Pezinho, sendo este último teste, direcionado apenas para os bebês que permanecem mais de dois dias na maternidade. Isto porque, o teste do Pezinho só pode ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê.

O teste do olhinho, é feito todos os dias da semana, nos horários 7h às 11h,
por um oftalmologista. Já o teste da linguinha é feito por uma fonoaudióloga, que encaminha, quando necessário, para uma pediatra, que por sua vez, realiza a Frenotomia ou a Frenectomia.

O diretor geral da Maternidade e pediatra, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembra que os testes do olhinho e da linguinha auxiliam a detectar precocemente a presença de alterações oculares e dificuldades na sucção da mama em recém-nascidos. Quanto ao teste do Pezinho, Dr. Umberto lembra que ele já era ofertado pela Maternidade. “Com essa gama de exames, conseguimos ter uma triagem neonatal completa, possibilitando o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas que podem pôr em risco a vida ou prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido”, destaca Dr. Umberto.

Assessoria 

Deixe seu comentário