Compartilhe!

Que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos é referência no atendimento à mulher, para mais de 60 municípios do sertão paraibano, é público e notório há muito tempo. O que pouca gente sabe é que a unidade, que integra a rede estadual de saúde, também tem responsabilidade inclusiva. Recentemente, a Maternidade contratou dois novos colaboradores portadores de necessidades especiais. Um dos novos contratados é portador de deficiência auditiva e o outro tem restrição de movimentos em uma das mãos. Ambos, participaram do processo seletivo de quadro reserva, realizado recentemente, e foram admitidos pela capacidade, não por causa das limitações. Por causa da colaboradora com deficiência auditiva, a direção da unidade está estudando a possibilidade de formar uma turma para realização de um curso de Libras, a fim de facilitar a comunicação da funcionária Maria Edilma Canuto Caetano com os demais colegas de trabalho.

Na última sexta-feira (18), uma primeira iniciativa neste sentido inclusivo já foi colocada em prática, quando Maria Edilma, lotada no Banco de Leite da Maternidade, na função de Auxiliar de Serviço, participou de uma aula de Libras, ministrada pelo professor Alisson Lucas, na UNIPLAN-Polo Patos, junto com as colegas de trabalho, Ana Maria de Lima Neves Vieira (Coordenadora de Higienização), Mayanne Monteiro Rodrigues (Técnica em Segurança do Paciente) e Perlania Oliveira Silva (Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente).

Segundo a direção da Maternidade, a intenção é formar uma turma para realização de um curso de Libras para quem se interessar. “A inclusão é uma forma importante de integração no trabalho e entendemos que quantos mais pessoas estiverem aptas a se comunicar através da língua de sinais, mais a nossa nova colaborada estará integrada. Além disso, não pensamos apenas nela, mas no contexto geral onde a linguagem de Libras pode ser empregada para facilitar a comunicação com outros portadores de necessidades especiais, dentro e fora da Maternidade”, destaca o diretor geral da unidade, Dr. Umberto Marinho Júnior.

Os dois novos colaboradores são Francisco Jackson Araújo Almeida, 35 anos, que foi contratado, no dia 16 de outubro, para o cargo de Auxiliar em Administração, com lotação no Setor de Faturamento do Banco de Leite. Francisco tem restrição de movimentos em uma das mãos. Maria Edilma Canuto Caetano, tem 46 anos e atua como Auxiliar de Serviço e foi admitida no dia 17 deste mês. Além destes dois profissionais, a Maternidade admitiu, este mês, outros 29 colaboradores que participaram do processo seletivo, totalizando 31 novos contratados no período, para oito funções.

Assessoria 

Deixe seu comentário