Um apagão deixou mais de 486 mil casas sem energia elétrica por cerca de 40 minutos no início da tarde desta terça-feira (30), na Paraíba. A falta de energia aconteceu, segundo a Energisa, por um problema na linha de transmissão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que faz a interligação entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
De acordo com a Energisa, a interrupção no fornecimento atingiu todas as cidades paraibanas que ficam na região oeste e parte dos municípios do centro do estado. Ainda segundo a Energisa, a energia foi restabelecida gradativamente e o problema foi totalmente contornado às 13h50.
Em nota publicada no fim da tarde desta terça, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o apagão aconteceu por causa de queimadas de grandes proporções na região do Tocantins, que causaram um desligamento automático de circuitos de linhas de transmissão.
Além da Paraíba, o apagão também atingiu regiões dos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Tocantins.
portalcorreio