Parte da equipe do banco de Leite de Patos responsável pela manutenção do Padrão Ouro
Compartilhe!
Joana Sabino exibe o certificado do ano passado. O deste ano ainda será entregue.
Joana Sabino exibe o certificado do ano passado. O deste ano ainda será entregue.

O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle da Maternidade de Patos foi novamente reconhecido pelo Programa Ibero-Americano de credenciamento de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu, pela terceira vez, o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, qualificação dos funcionários e qualidade nos serviços prestados à população. Além do banco de leite de Patos, outros bancos de leite da Paraíba também mantiveram o padrão ‘Ouro’. A entrega nacional da certificação aos representantes de cada rede estadual foi realizada na semana passada, no Rio de Janeiro. Thaise Ribeiro, diretora do Centro Estadual para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, representou a Paraíba na solenidade.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Patos (BLH), Joana Sabino, recebeu a notícia com grande entusiasmo e falou do esforço coletivo e do trabalho focado de sua equipe para manter o padrão ‘Ouro’ de atendimento. “É um privilégio para a cidade de Patos e para todos nós, profissionais da saúde, disponibilizarmos esse serviço de excelência  que possibilita que as crianças tenham maior chance de recuperação e ganho de peso mais rápido. Nosso trabalho é feito antes de tudo com amor, e também de forma eficiente, segura e profissional e esse reconhecimento é consequência desse esforço cotidiano de fazer cada vez melhor”, reforça Joana.

Além de oferecer alimento apropriado para diversos bebês, até os seis primeiros meses de vida, e orientar centenas de mães sobre a importância da amamentação exclusiva desde o nascimento de seu filho, a equipe do  banco de leite da Maternidade de Patos também faz palestra diariamente com as parturientes na Maternidade Dr. Peregrino Filho, nas unidades de saúde do município e ainda quando a equipe é solicitada participa de eventos diversos em instituições públicas e privadas.

O leite do banco ajuda a preservar a saúde e vida dos RNs da Maternidade de Patos
O leite do banco ajuda a preservar a saúde e vida dos RNs da Maternidade de Patos

Todo o leite humano coletado pelo banco, seja na maternidade ou em coletas externas, através das doações,  após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do banco por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses e é encaminhado para todas as crianças prematuras hospitalizadas na maternidade e incapacitadas de sugar no seio da mãe.

O programa que premia, anualmente, bancos de leite de todo o país foi criado em 2012 e desde então a Paraíba participa e é premiada. O banco de leite de Patos ganhou sua primeira certificação em 2013, em 2014 foi prata e nos anos subsequentes manteve o padrão Ouro. A Paraíba conta, atualmente, com seis bancos de leite humano e 22 postos de coleta, estrategicamente localizados em vários municípios do estado.

Assessoria

Deixe seu comentário