Compartilhe!

O presidente Michel Temer já começou a avaliar os nomes para substituir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que morreu em um acidente aéreo na última quinta-feira (19).

Temer recebeu em audiências diferentes o ministro Alexandre de Moraes (Justiça) e a ministra Gracie Mendonça (AGU). Segundo a Folha, ambos são cotados para a posição.

O presidente também discutiu o assunto com a ex-ministra do STF Ellen Gracie. Na saída do encontro, Gracie conversou rapidamente com jornalistas e afirmou que conversou com Temer sobre as circunstâncias do acidente que vitimou o ministro e o que isso significa para o país.

Sobre a escolha do novo ministro que substituirá Teori na relatoria do processo da Lava Jato, Ellen disse que a decisão deve ser tomada pelo tribunal. “Eu acredito que a própria instituição vai encontrar a fórmula mais adequada, o regimento interno tem suas normas próprias para substituição. O tribunal encontrará uma solução adequada.”

Gracie foi a primeira mulher a presidir a mais alta corte do país (de 2006 a 2008), onde atuou por 11 anos. A ex-ministra foi indicada a ocupar o STF em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e se aposentou em 2011.

Em conversas reservadas, Temer manifestou o desejo de indicar um nome de perfil “técnico” e “apartidário”, que não desperte desconfianças de que o Palácio do Planalto poderia querer intervir na Lava Jato. Outro nome cotado, além de Moraes e Gracie Mendonça, é do ex-procurador do Ministério Público de São Paulo Luiz Antonio Marrey.

Folha com Agência Brasil 

Deixe seu comentário