Compartilhe!

A Secretária de Educação do município de Patos, Alana Candeia, concedeu entrevista nesta quinta-feira, 16, onde esclareceu alguns acontecimentos registrados nos primeiros dias letivos do primeiro ano do governo Dinaldinho Wanderley. De acordo com a secretária, o intuito é manter contado com a imprensa patoense, no sentido de esclarecer a série de intercorrências e reivindicações da comunidade escolar de Patos, registradas nos primeiros dias letivos.

A gestora afirmou que muitos problemas são verdadeiros, mas disse que o governo vem tomando as medidas cabíveis para suprir as necessidades de estrutura em cada unidade escolar, como também do sistema de trabalho e das rotas percorridas pelos veículos que realizam o transporte dos alunos.

Em relação a merenda, a secretária disse que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, são repassados a partir da segunda quinzena do mês de março e foi necessária uma licitação emergencial para garantir o início das aulas. “Queremos nos desculpar com a população, mas precisamos dizer que desde o processo de transição não se encontrava merenda na maioria das escolas. Fizemos uma licitação emergencial, mas, infelizmente o alimento não chegou a tempo”, disse.

Quanto ao transporte escolar, a gestora disse que os principais problemas dizem respeito ao estado de conservação dos oito ônibus e três dublôs, além de problemas com a documentação e equipamentos dos veículos que fazem parte da frota. “Não queremos ter um excesso de veículos em serviço, nem cometer os erros do passado. Os principais erros foram cometidos por conta do desconhecimento das rotas, mas vamos resolver todos os problemas”, afirmou.

Em relação ao quadro de professores, Candeia confirmou a existência de problemas e disse que mesmo com a realização dos últimos concursos no município, o número de efetivos ainda não é suficiente para preencher o quantitativo necessário. De acordo com a secretária, a Justiça determinou nesta quarta-feira, 15, dobrar a carga horária dos servidores efetivos, como solução para o preenchimento das vagas existentes.

Ano passado, o ex-prefeito Lenildo Morais, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, que permite apenas servidores escolhidos por Processo Seletivo ou Concurso Público, venham a trabalhar nos quadros da educação, limitando assim o processo de escolha.

Alana afirmou que continuará prestando todos os esclarecimentos necessários tanto a imprensa, quanto aos cidadãos patoenses em geral, e enfatizou que o tempo continuará a ser o maior aliado do governo Dinaldinho Wanderley.  “Estamos abertos a qualquer esclarecimento e trabalharemos sempre com a verdade dos fatos”, finalizou.

Assessoria

Deixe seu comentário