Compartilhe!

A Secretaria de Agricultura de Patos em parceria com a coordenação de zoonoses da secretaria municipal de Saúde e curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Patos, continuam nesta quinta-feira na Comunidade de Campo Comprido, a campanha de vacinação antirrábica na zona rural do município.

A campanha que tem a meta de vacinar em torno de 800 animais entre cães e gatos, já visitou as comunidades do Sítio Trincheiras, Boi do Brito e Assentamento Patativa do Assaré onde a equipe foi bem acolhida e obteve resultados positivos nestes primeiros locais.

Segundo o secretário de agricultura do município, João Paulo Lacerda, as parcerias têm dado ótimos resultados, ressaltando o desempenho de professores e alunos do curso de medicina veterinária que tem a oportunidade de executarem suas aulas práticas em situações diversas.

“A vacinação antirrábica começou pela zona rural devido a Raiva ser uma doença de curso silvestre, onde os animais estão mais expostos à contaminação e sua mortalidade é de 100%, por isso o cuidado redobrado” acrescentou João Paulo. Foram vacinados cerca de 300 animais nestas comunidades e a expectativa é atingir a meta até o final do mês de março para em seguida, definir a campanha para a zona urbana.

Segundo Paloma Campos, coordenadora de zoonoses da secretaria de saúde de Patos, esta parceria se faz necessária para que os moradores da zona rural possam receber a vacina em suas residências, já que as condições de deslocamento destas pessoas para postos da zona urbana, demanda custos e dificultaria o cumprimento da meta estabelecida pelos órgãos de saúde.

A raiva é transmitida pela saliva dos animais contaminados e atinge as pessoas, principalmente, através da mordida.

Assessoria 

Deixe seu comentário