Compartilhe!

sudema 1Na manhã de ontem (sexta, 29), depois de receber uma denúncia anônima de que no Sítio Mata Escura, na zona rural de Matureia, um homem estava com uma motosserra derrubando uma árvore de grande porte, os fiscais Edson Oliveira e o Sargento Eraldo ,da Sudema, sediada em Patos, se deslocaram até a cidade de Matureia.

Eles pediram apoio ao destacamento policial que atua em Matureia e se dirigiram ao Sítio Mata Escura acompanhados por dois militares.

sudema 2Lá chegando flagraram o crime ambiental. Uma árvore conhecida como tamboril, ou tambor, estava sendo suprimida por um homem do distrito de Santa Maria Gorete, em Mãe D’água.

O tamboril é conhecida pela beleza e pelo tamanho, e a sua supressão é crime ambiental, passível de multa e prisão. O responsável pela agressão ambiental informou que a madeira serviria para móveis domésticos.

Os fiscais da Sudema procederam com a autuação de acordo com o artigo 49 da lei dos crimes ambientais, que trata da destruição das plantas de formação nativa.

Todo o equipamento utilizado para a derrubada da árvore foi apreendido e duas multas de mil reais foram aplicadas: uma para o responsável pela supressão do tamboril e outra para o proprietário da área.

Os fiscais da Sudema alertaram que as fiscalizações vão continuar e pede a ajuda da população para que denunciem agressões ao meio ambiente.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Fotos: Sudema

Deixe seu comentário