Compartilhe!
23549638 1961959100487927 609884483 n
última pesagem foi feita na segunda, 13. Carlinhos está pesando 207 quilos

Em julho deste ano a imprensa de Patos noticiou o sucesso do tratamento que o jovem Carlos Antônio dos Santos Freitas, conhecido por Carlinhos, de 30 anos, vem fazendo com os profissionais da UBS Pedro Leandro, do Monte Castelo, com o apoio da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 7), em Patos. O jovem é assistido por uma educadora física, uma nutricionista, um psicólogo, uma assistente social e um fisioterapeuta.

O caso de Carlinhos teve repercussão nacional. Ele sofre de obesidade mórbida e tem problemas mentais, o que agrava ainda mais a situação. “A compulsão dele por comida sempre foi um problema para nós que não sabia como conviver com isso”, disse a mãe Dona Cacilda Patrocínio dos Santos.

Em 2015 Carlinhos chegou a pesar 476 quilos e transportá-lo para o hospital era sempre um momento de muita dificuldade e precisava sempre da ajuda do Corpo de Bombeiros de Patos. Os bancos do veículo eram retirados para que ele pudesse entrar.

Com feridas abertas nas pernas, sem condições de andar, a situação do jovem era preocupante e gerou muita pressão sobre as autoridades municipais.

Carlinhos 1
Treinamento com a orientadora física da UBS Pedro Leandro

Muitas foram as tentativas de ajudá-lo por parte das instituições de saúde, mas a compulsão dele por comida parecia uma barreira intransponível, até que em julho de 2015 o Hospital das Clínicas de Pernambuco, no Recife, conheceu a história do jovem patoense, e decidiu fazer algo por ele.

Mais de 20 bombeiros foram mobilizados para que o jovem, que era chamado na época pela imprensa de “superobeso” fosse colocado num veículo e levado para a capital pernambucana.

A dieta rigorosa conseguiu avanços pra lá de expressivos e no começo de 2016 Carlinhos retornou a Patos pesando 250 quilos, ou seja, perdeu mais de 200 quilos no tratamento o qual foi compulsoriamente submetido em Recife.
Ao voltar ele já conseguia andar, coisa que não acontecia há muito tempo.

Carlinhos 4
Equipe que o acompanha no dia a dia

Em Patos a família recebeu dos profissionais nutricionistas as informações da dieta que o jovem precisava seguir à risca para que continuasse perdendo peso até que tivesse condições de realizar uma cirurgia bariátrica. Em resumo os nutricionistas do Hospital das Clínicas o livraram da situação mais crítica, pois Carlinhos nem andava mais, de tão obeso que estava, e os próximos passos seriam dados pela família, que teria de manter os cuidados com o jovem em casa; e pela equipe da UBS Pedro Leandro, com o apoio do NASF 7, de Patos. A UBS e o NASF assumiram o tratamento do jovem em abril de 2016 e continuaram fazendo com que o jovem obtivesse resultados positivos em seu tratamento.

Em janeiro de 2017 as equipes da UBS e do NASF realizaram uma pesagem do jovem (a pesagem acontece numa balança industrial da CEASA) e ele estava com 196 quilos, o que animou a todos, pois seguindo a dieta e praticando exercícios, Carlinhos continuava perdendo peso. Em vista dos mais de 450 quilos de antes havia o que comemorar, e houve comemoração sim, pois o momento coincidiu com o aniversário de 30 anos do jovem e os profissionais da UBS Pedro Leandro Sobrinho e do NASF realizaram um evento festivo pra ele.

Em junho uma nova pesagem foi realizada e mais uma vez a surpresa: Carlinhos perdeu mais alguns quilos, saindo de 196 para 190 quilos. “Comparado com o que era antes, melhorou bastante”, disse feliz a mãe dele à imprensa na época.

Hoje:

Carlinhos 9Carlinhos continua recebendo toda a atenção da Unidade de Saúde Pedro Leandro e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que na última segunda-feira (13/11) realizaram nova pesagem e, dessa vez, o jovem, que na pesagem de junho estava com 190 quilos, está agora com 207 quilos. Aumentou 17 quilos de junho para novembro.

A equipe disse que isso aconteceu em virtude dele não ter cumprido a dieta estabelecida, mas, apesar disso, ele perdeu algumas gorduras localizadas no abdômen e na cintura, sua circunferência diminuiu 5 centímetros. “Isso já era esperado pelo treino que realizamos com ele, treinos de resistência muscular, por isso ele aparenta está muito mais magro”, disse a sua educadora física.”

Apesar dos esforços da UBS e do NASF, Carlinhos tem se alimentado de forma inadequada, o que gerou esse recente aumento de peso. “Como ele sempre estava perdendo e agora teve este aumento, vamos estabelecer novas metas, novas coisas, e vamos ajudar no que for preciso e ver uma forma de fazer com que ele obedeça à dieta”, disse a nutricionista.

Carlinhos 2Um morador do Conjunto Vista da Serra, onde ele reside, disse que não é incomum encontrar Carlinhos (que hoje já anda pelas ruas do bairro) com uma sacola de pão doce e mortadela, e esse é o problema, pois a nutricionista não prescreve esse tipo de comida pra ele.

Apesar desses 17 quilos que ele aumentou nos últimos meses, a sua treinadora física disse que os exercícios estão tendo resultados positivos, pelo fato dele não mais se cansar nos treinos. “Sinal que o treino está dando resultado, até treino aeróbico ele consegue fazer tranquilamente, e o melhor: está com saúde, não tem diabetes, não tem pressão alta, não tem colesterol alto e podemos dizer que Carlinhos está um gordinho saudável”.

O grande desafio agora da UBS Leandro Sobrinho e do NASF é justamente fazer com que ele respeite a dieta prescrita pela nutricionista.

Na última pesagem, realizada esta semana na balança de frutas da CEASA, um comerciante deu de presente uma melancia pra ele, e Carlinhos queria comer logo, dizendo que em casa não come frutas, o que deixa a entender que a dieta realmente não está sendo respeitada com rigor, pois ele é orientado a comer frutas todos os dias e alimentos integrais. A família dele recebe um benefício para que possa comprar os alimentos necessários à sua dieta.

Comendo tudo errado como vem acontecendo vai ser difícil manter o ritmo de antes, onde a cada nova pesagem ele baixava um pouco mais.

O jovem Carlinhos passa praticamente o dia todo no portão de casa, no Conjunto Vista da Serra. Oferece CDs e DVDs a quem passa, está mais comunicativo e anda tranquilamente agora. Os melhoramentos são realmente visíveis, e o objetivo é que ele continue sempre evoluindo, mas esse fato recente dele voltar a comer alimentos inadequados está gerando preocupação entre os profissionais da UBS Leandro Sobrinho e do NASF.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário