Compartilhe!

2 13No cruzamento das ruas Braz Morais com Zito Moreira, no bairro São Sebastião, próximo à casa do saudoso vereador Chico Bocão, a idosa Alzenir Maria da Silva, de 69 anos, vende espetinhos, milho cozido e bebidas.

Ela nasceu em Juazeirinho e viveu por muito tempo no sítio de Dácio Wanderley em São José de Espinharas, onde  trabalhava na agricultura e tocava sanfona nos forrós e festas de casamento na região. “Eu tocava sanfona nas festas e ganhava um dinheirinho. Hoje não toco mais”, disse ela.

3 12Casada com o agricultor Luiz Ferreira, ambos recebem amparo social, mas ela disse que o dinheiro é insuficiente para as despesas e por isso vende espetinhos para complementar a renda. O marido é doente, vive em casa, na Rua Nelson Pereira, no São Sebastião, e ela, de domingo a domingo, sob chuva ou sol, chega ao seu ponto de trabalho às 16 horas e só sai às 22 horas. Vende cerveja, cachaça, refrigerantes, milho cozido, pamonha e espetinhos de carne e frango. O local tem até mesa para os clientes.

Dona Alzenir teve 11 filhos. Dois deles morreram, Nenhum dos filhos mora com ela. Um neto a ajuda nos trabalho do espetinho. “Há 22 anos eu vendo churrasquinhos em Patos, antes era em outro local, agora é aqui, onde já estou há seis anos e vivo trabalhando para tentar ganhar algum dinheiro, mas é muito difícil, o lucro é pouco”, diz ela.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Deixe seu comentário