Compartilhe!
28535298 10212232741516263 635070524 n
Sítio Trapiá

Na última sexta-feira (23/02) por volta das 11 horas da noite, um raio atingiu a rede de alta tensão da Fazenda Trapiá, comunidade que fica situada a cerca de 1, 5 km ao norte do Bairro dos Estados, na zona rural de Patos. Esse não foi o único raio que caiu na chuva da sexta-feira não. No Jardim Europa um raio provocou estragos nos eletrodomésticos das residência e o portão de uma casa foi abaixo com o impacto.

 O episódio no Sítio Trapiá deixou a localidade por três dias sem energia elétrica, conforme relatou o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, que reside na citada propriedade.  “ Um estrondo terrível, seguido pela queda de energia”, relatou o estudioso”.

As luzes apagaram depois do ocorrido, depois voltaram com luminosidade menos intensa, fato que implicou na presença de luz monofásica na propriedade após a queda do raio.  “Com energia monofásica, apenas as lâmpadas ficam acesas, os eletroeletrônicos não funcionam nessas circunstâncias”, relatou o pesquisador.

 O especialista afirma que os eletroeletrônicos na sede da fazenda não queimaram todos porque foram retirados da tomada antes da chuva.

Rodrigo Cézar Limeira diz que os raios podem ser classificados de acordo com a quantidade de corrente elétrica que podem liberar, dessa forma existem:

Raios fracos: liberam uma corrente elétrica de até 2000 Ampères

Raios moderados: liberam uma corrente elétrica de até 30. 000 Ampères

Raios fortes: liberam uma corrente elétrica de até 100.000 Ampères

 Segundo o estudioso o coração humano resiste a uma descarga elétrica de no máximo um Ampère. Mais que isso o coração é desativado e a pessoa morre de ataque cardíaco.

 Quanto à voltagem, os raios podem liberar entre cerca de 150 milhões e 01 bilhão de volts.

 O pesquisador explica que a temperatura associada a um raio pode chegar a cerca de 30. 000 º C, ou seja, um raio pode chegar a ser cerca de 05 vezes mais quente que a temperatura do sol.

 Seguem algumas dicas do físico para que as pessoas possam se proteger dos raios:

1) Não fique embaixo de árvores, ou orelhões quando estiver caindo raios;

2)Não faça operações com o telefone fixo quando estiver caindo raios, com o telefone celular pode fazer, desde que o mesmo não esteja recarregando a bateria;

3)Não tome banhos de chuva, nem ande de moto ou bicicleta quando estiver caindo raios;

4)Evite dessa forma ficar exposto quando estiver caindo raios, inclusive portando objetos metálicos;

5)Desligue os eletroeletrônicos de sua casa ou escritório quando estiver caindo raios;

6)Evite tomar banhos de praia, rios ou piscinas quando estiver caindo raios;

7)Evite ficar próximo de carros, tratores, cercas de arame farpado e de uma forma geral de objetos de metal quando estiver caindo raios;

8) Quando estiver caindo raios, procure ficar dentro de casa, calçado com chinelos ou sapatos que tenham solado de borracha, bem vestido, sentado numa cadeira de madeira, ou de plástico. Evite ficar com alguma janela ou portas abertas;

9)Não precisa cobrir os espelhos, pois eles são um tipo de vidro, e assim são isolantes, e não conduzem eletricidade.

Obs: O local mais seguro quando está caindo raios é dentro de um carro, com as portas e vidros bem fechados, no entanto, evite tocar nas partes metálicas do mesmo. Após o raio atingir seu carro, só saia de dentro dele pelo menos 20 minutos depois. Este é o tempo mínimo necessário para que a energia do raio possa escoar totalmente para a terra, e assim a lataria do carro possa ficar deseletrizada.

 

 

Folha Patoense com informações de Rodrigo Cézar Limeira

 

 

 

Deixe seu comentário