Compartilhe!

Em uma nova reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira, 16/10, na sede do Ministério Público Federal, o prefeito interino de Patos, Bonifácio Rocha, (PPS), discutiu os avanços que serão tomados pela gestão municipal para viabilizar soluções em relação aos problemas do lixão e a posterior construção do aterro sanitário de Patos.

Além do prefeito, a reunião contou com as presenças do procurador da república, Tiago Misael de Jesus Martins, do promotor de justiça Leonardo Cunha Lima de Oliveira, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sílvio Moreira, do procurador geral do Município de Patos, Jonas Guedes, além da assessora jurídica da Superintendência do Meio Ambiente, (SUDEMA), Yanara Pessoa Leal.

De acordo com o prefeito Bonifácio Rocha, a prefeitura de Patos vem cumprindo todas as exigências do Ministério Público e a expectativa é que a construção do aterro sanitário de Patos venha a ser iniciada ainda na gestão.

“O aterro sanitário seria uma libertação do problema do lixo de Patos. Será um grande benefício ambiental, é uma ação já ocorrida em outros municípios e infelizmente, Patos como uma cidade metropolitana ainda não realizou”, disse o atual gestor patoense.

Para o procurador da república, Tiago Misael, a reunião foi bastante positiva, uma vez que discutiu soluções viáveis no sentido de corrigir um problema histórico do Município de Patos que é a questão do lixo.

“As negociações para a instalação do aterro sanitário de Patos caminham sem retrocessos e a tentativa é de que se corrija um erro histórico em Patos, pois não se pode aceitar que uma cidade como Patos trate o seu lixo dentro de lixões, uma vez municípios menores já dispõe de seus aterros sanitários”, avaliou o procurador.

Já o secretário de Meio Ambiente Sílvio Moreira, a Secretaria do Meio Ambiente está atualizando o plano municipal de resíduos sólidos, elaborado em 2014, além do trabalho de educação ambiental visando esclarecer a população sobre a importância da coleta seletiva.

“Através da coleta seletiva é onde podemos evitar que os resíduos cheguem ao aterro sanitário e materiais que poderiam ser recicláveis venham a ser enterrados”, explicou o secretário.

A reunião definiu que o edital de licitação com a seleção da empresa que irá firmar a Parceria Público Privada-(PPP), com o Município de Patos, deverá lançado no dia 03 de dezembro. A partir daí, será conhecido o plano final para a execução da obra.

SONORA COM O PREFEITO BONIFÁCIO ROCHA

SONORA COM O PROCURADOR DA REPÚBLICA TIAGO MISAEL

SONORA COM O SEC. DE MEIO AMBIENTE SILVIO MOREIRA

5bc65b2ca4c88 WhatsApp Image 2018 10 16 at 18.39.07

Deixe seu comentário