Compartilhe!

274e3fbc4a1d8c8b01612cf80130e976A noite de 21 de novembro de 2018 ficará marcada nos corações dos fiéis católicos de Santa Terezinha-PB e de toda Diocese de Patos, devido à celebração Eucarística que Ordenou Dartagman Noberto como 3º padre filho de Santa Terezinha.

A celebração teve início às 19h15, na Igreja Matriz, e foi presidida pelo bispo Dom Eraldo, e contou com a presença de quase todos os padres da Diocese de Patos, alguns sacerdotes da Diocese de Cajazeiras e um padre da Arquidiocese de Londrina-PR. Inúmeros diáconos, seminaristas e religiosos prestigiaram o evento religioso.

A igreja ficou repleta do povo de Deus e também muitos fiéis acompanharam pelo telão que ficou instalado fora da matriz. O bispo Dom Eraldo saudou a todos, de modo especial à família do diácono Dartagman, e falou da importância dessa celebração para a Igreja de Jesus. “Hoje o Céu está em festa e a terra também”.

0380eb493b8c6f349dec0d8d06e51675Nesse dia, a Igreja comemora a Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, e o bispo relatou ser um privilegio ter a confirmação de um padre nessa data. Parabenizou o diácono Dartagman por manter a Liturgia do dia, pois é cheia de significado para a Ordenação, porque Maria Santíssima é mãe dos Sacerdotes.

Destacou que a vocação ‘é um chamado pessoal para um serviço na vida comunitária, um chamado para a Igreja, com bastante responsabilidade’, lembrou Dom Eraldo.

Na homilia sobre o Evangelho de Mateus 12, 46-50 que indaga quem são os verdadeiros parentes de Jesus. Para o bispo, Jesus esclarece quem de fato é sua família. “Quem ouve e coloca em prática a Palavra de Deus, esses são meus irmãos, minhas irmãs e a mãe, diz Jesus”.

23028057fe6a22f9e2ad20e8720be37dO pastor diocesano lembrou que o processo de formação para ser um padre é longo porque é necessário que a casa esteja bem preparada. “Somos chamados pastores, porque existe o rebanho, veja a responsabilidade de quem é chamado por Deus para servir na missão com seu povo” disse o Bispo.

No entanto, o pastor diocesano lembrou que o sacerdote é como um vaso de barro, frágil e limitado, entretanto, carrega riquezas do Céu, “por isso Deus cuida do vaso”. Os tesouros do Céu devem ser distribuídos aos irmãos na terra. De fato, fez menção a passagem de São Paulo aos Coríntios. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”(2 Cor 4. 7).

a12a431d912a2db1d8d3939b1e59bf5fApós a homilia, iniciou-se o rito de ordenação. O diácono Dartagman Noberto Pereira prometeu desempenhar a função de padre, respeitando e obedecendo aos seus superiores. Na sequência, foi cantada a ladainha de Todos os Santos. Dom Eraldo impôs as mãos sobre o diácono invocando o Espírito Santo e rezou a oração conservatória. O padre Ronaldo Marques vestiu o recém-ordenado. O bispo ungiu suas mãos com óleo santo da Crisma e apresentou o cálice, a patena que ele usará nas missas. Depois todos os padres impuseram suas mãos sobre o neossacerdote de forma individual.

Dom Eraldo lembrou que o padre é ordenado para a Igreja de Cristo, para servir com amor ao seu povo e, portanto, não é ordenado para si mesmo. Por fim, rogou as bênçãos da Trindade Santa na vida sacerdotal do Padre Dartagman Noberto e também pediu a proteção de Maria Santíssima, haja vista, que disse que era a mãe dos sacerdotes.

O padre Dartagman Noberto, nos seus agradecimentos, dirigiu-se primeiramente a Deus falando de sua caminhada de formação. Explicou seu Lema: “Viu-o e moveu-se de compaixão”. (Lucas 10,33). “O olhar de Jesus é diferenciado, não fica só no externo, mas penetra até o íntimo de nossa alma”, afirmou o padre Dartagman. Depois expressou sua gratidão a sua família, o que o levou a cair no pranto quando mencionou o nome de seu pai de saudosa memória, o senhor Paulo Rufino.

f59248bb3ddd287040fc906b6f5934c7“Um homem que se doou ao trabalho árduo da agricultura para sustentar seus oito filhos. Ele queria tanto está aqui, e, certamente está do céu vendo”, disse emocionado o padre.

Agradeceu a Dom Eraldo, Dom Manoel e a todos os seus formadores e amigos de seminário. Agradeceu ao Pe. Sebastião e a toda paróquia de Santa Terezinha, pela dedicação e amor para organizar a festa da Ordenação. “Serei eternamente grato a minha paróquia”. Por fim agradeceu ao Pe. João Romão e à paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Nova Olinda.

Vale destacar o brilhantismo de toda Liturgia na celebração. Após a bênção final, foi servido um jantar para todos no Ginásio de Esportes do Município.

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe seu comentário