Compartilhe!

Uma reunião envolvendo o presidente do Centro Educacional de Ensino Superior de Patos, João Leuson, juntamente com o empresário Pierre Landolt, marcou a assinatura do contrato de parceria entre a FIP e a Fazenda Tamanduá, situada no município de Santa Terezinha. A parceria visa integrar os serviços oferecidos pela instituição educacional, através do curso de Medicina Veterinária junto à instituição agropecuária e reserva ambiental.

O coordenador do curso de Veterinária, Theonys Diógenes, que também participou do encontro, disse que “a Fazenda Tamanduá tem um sistema biodinâmico com agricultura agropecuária orgânica que atende ao projeto político-pedagógico do curso de Medicina Veterinária da FIP, além das reservas naturais que também serão objetos de estudo para os acadêmicos”.

O projeto também terá uma parceria com o IBAMA e SUDEMA, onde será construído um centro de triagem e soltura de animais. Com essa implantação, os animais que serão capturados e entregues à reserva, passarão por tratamentos veterinários e reabilitação, e posteriormente serão devolvidos à natureza.

“O curso de Medicina Veterinária da FIP irá fornecer seus profissionais veterinários e eles realizarão alguns serviços como: Transferências de embriões; manejo de animais e estudo das reservas naturais. A fazenda Tamanduá será um campo de estágio para os nossos alunos, pontuou Theonys.

O curso de Medicina irá atuar em três pilares principais: Reabilitação e soltura de animais de animais silvestres; atendimentos clínicos em pequenos animais e a formação do médico veterinário voltado para a saúde pública.

Os atendimentos clínicos aos pequenos animais acontecerão no Hospital Veterinário que está sendo construído no campus I da FIP e beneficiará toda comunidade.

Haras Clube

A FIP também fez parceria com o Haras Clube Elvina Gurgel, na cidade de Patos, PB. O Haras é um clube especializado em animais atletas, campeões em competições nacionais. O clube também fará parte do campo de estágio do curso, uma vez que a região é uma área de diversas práticas competitivas com cavalos, a exemplo de vaquejadas e corridas.

O curso de Medicina Veterinária está previsto para ser implantado em 2019. A graduação terá uma carga horária de 4.010 horas, com duração mínima de 5 anos. As aulas teóricas serão ministradas no turno da noite e as atividades práticas pela manhã.

fiponline.edu.br

Deixe seu comentário