Açude do Jatobá (Blog do Jordan)
Compartilhe!

Blog do Jordan Bezerra  continua com a série que investiga a situação dos mananciais que abastecem a cidade de Patos. Nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, a equipe de reportagem visitou o açude do Jatobá, o mais tradicional manancial que abastece o município. A situação é crítica, visto que a condição hídrica é bastante preocupante, bem como o estado do manancial, que se encontra abandonado.

O açude do Jatobá foi inaugurado em 1952, construído pelo então Governador da Paraíba, José Américo, e tem capacidade hídrica de 17 milhões de metros cúbicos de água, mas está com menos de 1% atualmente. O reservatório sangrou pela última vez no ano de 2009, e desde então não voltou a encher.

Outra situação preocupante é o assoreamento do açude, visto a olho nu, pois tem inúmeras ilhas de terra formadas pelo movimento da água. Isso significa que o manancial se encontra muito aterrado. Além disso, o que preocupa é a sujeira dentro e também no entorno do açude, como a reportagem pôde registrar sacos plásticos, garrafas PET e de vidro, bem como o mato que está cobrindo o leito do açude e também a parede dele por dentro e por fora, que está completamente tomada com a densa vegetação. Ou seja, esse importante manancial está literalmente abandonado.

É interessante observar que este ano de 2019 faz justamente 10 anos que o manancial sangrou pela última vez. Nesse período, o reservatório teve vários momentos em que ficou totalmente seco. Era a oportunidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS) executar a limpeza do açude no seu leito e no seu balde. Mas o que se vê é o descaso e a inoperância do órgão, que deveria cuidar do Jatobá.

Vale ressaltar que tanto a Prefeitura de Patos já tentou realizar a limpeza do manancial, mas foi impedida pelo DNOCS, ou seja não faz e nem deixa que façam, prejudicando a população da cidade, haja vista que cada ano que se passa o açude reduz o seu volume hídrico devido seu assoreamento. O espaço fica aberto no site ao órgão gestor do reservatório para esclarecimentos no que tange à limpeza Jatobá.

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe seu comentário