Compartilhe!
YARA DAYANE I
Yara Dayane

A gerente da Central de Regulação e Marcação de Consultas do município de Patos, Yara Dayane Lira, foi a entrevistada desta quarta-feira (13), do programa Participação Popular, na rádio Morada do Sol FM.

Dentre os assuntos abordados pelo jornalista Silvio Romero, o mais comentado foi o processo de descentralização da marcação de consultas, o que segundo Yara Dayane está avançando para a sua reta final e que, inicialmente, será realizado através de “maloteiros”.

“Nesse processo, vai voltar para as unidades de saúde as marcações, através do ‘maloteiro’, inicialmente, até que a população amadureça. Nós estamos reestruturando a atenção básica, depois que a gente voltar com os ‘maloteiros’, a nossa proposta é que haja em cada distrito, que a gente vai chamar de Distrito Sanitário, uma unidade âncora, e que nessa unidade aqueles procedimentos daquelas unidades sejam marcados lá, aí não existirá mais a Central de Marcação e futuramente as unidades, elas vão ser informatizadas e o paciente já vai sair de lá com essa marcação”, disse Yara.

CENTRAL DE MARCACAO II
Central de marcação

Na entrevista, ela explicou ainda que a licitação da compra do material que será enviado às unidades de saúde para o atendimento à população já está sendo agilizado pelo setor de compras da Secretaria de Saúde, e a previsão é que até o final de fevereiro o serviço de marcação de consultas de Patos, já esteja descentralizado.

“Nossa proposta é que até o final de fevereiro a gente já consiga descentralizar. A única coisa que está ainda nos amarrando é compra de material. Como a gente depende de licitação, depende de compra do financeiro, e tudo tem que ser dessa maneira, mas lembrando que o setor competente já está cuidando disso, já está com toda lista de material que é para ser comprado, as empresas já passaram por cotação, nós estamos só aguardando esse material chegar para distribuir com as unidades”, esclareceu Dayane.

A Central de Regulação e Marcação de Consultas de Patos atende moradores de 71 municípios que são pactuados através da PPI (Programação de Pactuação Integrada) com pactuação de consultas como: ultrassom, cardiologia, nutricionista, além das várias especialidades no Frei Damião.

Consultas de alta complexidade

A Secretaria de Saúde informa que os serviços de marcação de consultas de alta complexidade não terão como ser descentralizados, uma vez que precisam de um acompanhamento maior. Para isso, está sendo alocado um imóvel mais adequado para receber os pacientes que procuram marcar esse tipo de consulta.

 

Coordecom

Deixe seu comentário