Açude do Jatobá (Foto: Fábio Guedes -arquivo)
Compartilhe!

Todas as expectativas de Patos nos últimos dias estavam voltadas para a Barragem da Farinha. A população acompanhava com entusiasmo as notícias e aguardava ansiosa pelo transbordamento, que aconteceu por volta das 04h20min deste domingo (07). Não está transbordando muito, mas começou, deve aumentar nas próximas horas e o clima é de euforia. Na manhã e tarde deste domingo grande é a movimentação de banhistas no manancial. A capacidade de armazenamento do manancial é de 25.738,.500 metros cúbicos.

Com a Barragem da Farinha transbordando a expectativa se volta agora para o Açude do Jatobá, que desde ontem vem recebendo água por dois lados: pelo Riacho dos Mares e pelo canal que o liga à Barragem da Farinha, construído na década de 90. Embora a Barragem da Farinha seja maior do que o Açude do Jatobá, ela sempre transborda antes em virtude das cheias no Rio Farinha. O Jatobá é abastecido pelo pequeno Riacho dos Mares. por isso seu transbordamento sempre é mais lento e demorado, e o canal da Farinha só leva água pra ele quando o manancial está a 30 centímetros da sangria e, mesmo assim, assoreado como está, o volume d’água que passa por ele tem sido muito aquém do esperado.

Existe a esperança na cidade de que ela possa transbordar também, coisa que não acontece há 10 anos. Até a sexta-feira passada, dia 05, ele estava com 26,97% de sua capacidade. A AESA ainda não atualizou as informações para que possamos saber  qual a porcentagem dele agora. O manancial tem capacidade para armazenar 17.516.000 metros cúbicos.

Se o inverno continuar neste atual ritmo é grande a possibilidade do Jatobá transbordar também. Ele estava totalmente seco no começo de fevereiro.

Outro manancial da região que também aumentou em muito o seu volume hídrico foi a Barragem de Capoeira, em Santa Terezinha, que estava no volume morto há dez dias, com 3,90% e agora está com 25,49% de sua capacidade.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Foto: Fábio Guedes

 

 

 

 

Deixe seu comentário