Compartilhe!

Patos passa a contar com a primeira horta em área urbana. Trata-se de uma Horta Comunitária que fica um pequeno terreno por trás da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Itatiunga. A iniciativa tem beneficiado cerca de 25 famílias patoenses do bairro e que moram no conjunto habitacional.

A horta tem contribuído para garantir uma alimentação saudável, além de gerar ocupação para famílias que plantam, produzem e colhem para o consumo próprio.

No momento não estamos vendendo. A colheita ainda não é suficiente para vendas externas. A não ser a pimenta, pois quando pegamos uma safra boa preparamos  o molho e ele, sim, é comercializado”, destaca Flaviana Guedes, coordenadora voluntária do projeto.

A ideia começou a ser idealizada desde o ano passado, mas teve início em fevereiro desse ano.O projeto é aberto a toda comunidade, porém a colheita é divida entre os integrantes, ou seja, as pessoas do bairro que se disponibilizam a participar, ajudar e cuidar”, comenta.

No espaço são plantadas hortaliças, vegetais, frutíferas e plantas medicinais, como: penicilina, vick e colônia, que serve para dor de cabeça e sinusite, além de coentro, berinjela, cenoura, alface verde e roxa, tomate normal e cereja, quiabo, pimentas, pimentão, jambo chinês, banana, caju, cajarana, limão, entre outros.

A coordenadora voluntária Flaviana Guedes comemora a implantação da horta e garante que o projeto só traz benefícios. “Serve de terapia ocupacional e para tirar o veneno da mesa das famílias, pois são produtos orgânicos, sem agrotóxico”.

O projeto está dando tão certo que a Prefeitura Municipal doou um terreno mais amplo onde irá funcionar, em breve, a horta comunitária.A prefeitura doou um terreno onde está sendo preparado para ser o novo espaço, bem maior. A doação foi através da lei 5.104 de abril desse ano. A ampliação vai gerar mais plantio e colheita. Sendo assim, vamos fazer uma cooperativa para comercializar e participar de feiras de orgânicos”, conta Flaviana.

TV SOL

Deixe seu comentário