Compartilhe!

A Central de Regulação e Marcação de Consultas, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB vem mantendo uma demanda significativa de atendimentos entre consultas especializadas e exames dos mais diversos, seja para o próprio município ou ainda para Campina Grande e João Pessoa.

Do dia 1 de julho até a última sexta, dia 23 de agosto, o serviço registrou 111 procedimentos Regulados e 62 procedimentos autorizados via encaminhamentos para Campina Grande e João Pessoa. Já as consultas especializadas e exames para a cidade de Patos e municípios pactuados somaram um total de 21.803 procedimentos. Até o momento a média geral do mês já alcançou quase 22 mil procedimentos.

José João de Albuquerque, gerente da Central de Regulação e Marcação, frisou que, mesmo estando há pouco mais de quinze dias a frente do serviço, já foram realizadas adequações importantes para melhorar o fluxo de atendimentos ao mesmo tempo proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores.

A sala da gerência foi transferida para outra sala mais ampla e confortável. Em relação ao serviço de atualização do cartão SUS, o gerente informou que foram tomadas medidas no sentido de agilizar e melhor atender a esta demanda. Outra novidade foi a implantação da coordenação de auditoria, que passou a funcionar diretamente na central, facilitando inclusive um acesso mais rápido e fácil à população.

João considerou que muita coisa já foi melhorada, mas foi prudente em apontar que ainda é necessário continuar com o processo em busca de mais resultados positivos.

Como funciona?

As consultas e exames realizados no Frei Damião, Laboratório Municipal e postos de coleta, além das consultas em ortopedia e neurologia realizadas no CERPPOD, são procedimentos que devem ser marcados inicialmente por meio das unidades básicas de saúde, onde o paciente é analisado e, dependendo da necessidade, o encaminhamento do médico responsável é enviado por malote para a Central de Regulação e Marcação.

Após o procedimento ser agendado, retorna para a unidade básica de saúde e consequentemente para o paciente.

Regulação

Já os procedimentos mais complexos e enviados para o Hospital Regional de Patos, Hospital do Bem, Campina Grande e João Pessoa, devem ser apresentados pelo próprio paciente direto na Central de Regulação e Marcação do município, que fará o encaminhamento necessário, tendo em vista a particularidade de cada caso.

Qualquer dúvida da população pode ser esclarecida diretamente na sede do serviço, que fica localizada na rua Fenelon Bonavides, 203, bairro Jardim Califórnia, na antiga casa do médico e ex-prefeito, Rivaldo Medeiros.

Coordecom

Deixe seu comentário