Imagem: reprodução
Compartilhe!

Até a manhã desta quarta-feira (18), dos Estados que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), a Paraíba é o único que não tem casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Mesmo com esse cenário mais favorável em relação a outros locais do Brasil, os bispos da Província Eclesiástica Paraibana determinaram ações de prevenção para retardar o contágio e dirimir ao máximo o número de prováveis infectados. Os decretos seguem as regras preconizadas pelas autoridades sanitárias e pela Igreja.

Entre as medidas comuns à Arquidiocese de Paraíba e às dioceses de Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira e Patos estão a recomendação para se evitar o contato físico durante as missas. Os bispos também cancelaram atividades pastorais como encontros de catequese, procissões e mutirões de confissões.

O arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, sugeriu que seja reduzida para 100 pessoas o limite de fiéis em ambientes fechados e 200 em lugares abertos. O prelado pediu que se mantenha o rigor na higienização dos espaços celebrativos e ainda que seja disponibilizado álcool em gel para o público.

Na Igreja particular de Cajazeiras, o bispo dom Francisco de Sales Alencar Batista recomendou que “não sejam suprimidas as missas”, ao contrário, que as celebrações sejam multiplicadas especialmente aos domingos. O religioso reforçou também que os fiéis busquem informações em fontes confiáveis e evitem a disseminação de notícias falsas sobre o novo coronavírus.

A preocupação com as fakes news também foi um dos alertas da Diocese de Campina Grande (PB). “A mentira, além de pecado e de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação”, diz trecho do decreto assinado pelo bispo, dom Dulcênio Fontes de Matos. O bispo também recomendou que os padres mantenham o atendimento aos doentes e idosos, mas façam uso de máscaras para proteger os fiéis mais vulneráveis.

Também visando poupar o público de maior risco de ser acometido pela Covid-19, dom Aldemiro Sena dos Santos, determinou que na Diocese de Guarabira idosos e enfermos estão dispensados do preceito dominical, e sugeriu que eles participem da Eucaristia espiritualmente pelos meios de comunicação.

Além de reforçar todas as recomendações comuns às dioceses da província, o bispo de Patos, dom Eraldo Bispo da Silva, destacou em seu comunicado que a proposição de medidas de prevenção não desvaloriza a fraternidade nem desmotiva as atividades pastorais. “Mas é uma ação em favor da vida que é do de Deus e compromisso de todos nós”.

CNBB NE2

Deixe seu comentário