O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, defende a suspensão imediato do atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde, CEO e outros setores que atendem serviços de Odontologia.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, esses profissionais estão expostos de forma mais forte ao coronavirus, podendo ser infectados e transmitir para seus familiares.
O sindicalista José Gonçalves, afirmou que em visitas a diversas unidades básicas de saúde de Patos, tanto os dentistas, como também os auxiliares de saúde bucal, não tem o Equipamento de Proteção Individual adequado, faltando a máscara N95, além de outros tipos de proteção.
Gonçalves levantou a preocupação também para os profissionais do CEO que fazem cirurgias e outros procedimentos mais avançados, podendo ser vítimas fatais do COVID-19. “Se a população está sendo orientada pra ficar em casa, esses profissionais também fazem parte da população devem ficar em casa, seguindo o que determina as orientações das autoridades de saúde”, disse o mesmo.
A entidade está mantendo contato com a Secretária de Saúde para tentar resolver a situação.
Nos demais municípios o SINFEMP já encaminhou documentos, solicitando a suspensão dos serviços, para preservar os servidores, com exceção de alguns profissionais da saúde, mas estes só devem trabalhar se tiver assegurado o EPI correto.
O Ministério Público Federal do Trabalho está acompanhando toda a situação, inclusive, notificando os sindicatos para que repassem informações se os gestores estão fornecendo o EPI e quais as condições de trabalho dos servidores e demais trabalhadores.
Assessoria SINFEMP