Até o meio-dia deste sábado (21) autoridades de Saúde Pública do município de Sousa confirmaram a existência de oito casos suspeitos de COVID-19, doença transmitida pelo vírus Coronavírus. Até a última quinta-feira (19) eram dois os casos em investigação. Já no dia seguinte, o prefeito Fábio Tyrone (PSB) e o vice-prefeito Zenildo Oliveira (PSD) comunicaram que havia cinco casos sendo analisados.
A boa notícia é que o teste realizado em um paciente que chegou da Europa no começo deste mês deu negativo para a doença.
Dos procedimentos ainda em investigação, seis exames foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois no Hospital Regional de Sousa (HRS). Os pacientes têm entre 21 e 73 anos de idade e residências nos bairros Estação, Sorrilândia 1, Areias, Rachel Gadelha e Centro em Sousa. Em um dos casos, o endereço é o município de Vieirópolis (região de Sousa).
O paciente mais idoso, é o que estava internado no Hospital Regional e faleceu na noite desta sexta-feira (20), ao apresentar um histórico de várias doenças, entre elas, Mau de Alzheimer, depressão, problemas respiratórios e além disso, era fumante.
De acordo com Allane Martins, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRS, os exames foram realizados no paciente em razão da obediência do protocolo do Ministério da Saúde.
“Todos estão sendo acompanhados e apresentam sinais clínicos estáveis, em reclusão domiciliar e sem complicação. Os exames forem encaminhados para o Instituto Evandro Chagas no estado do Pará e temos prazo de recebimento em 10 dias, explicou Edson Fernandes, diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Contato direto
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para a população o telefone de número 3521-1824 para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas.