Compartilhe!

Durante o mês de fevereiro, a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) realizou eventos de monitoramento do Projeto Diocese Solidária nos cinco pontos de distribuição de alimentos na cidade de Patos.

O processo de escutatória foi intenso junto ao público envolvido na sua implantação. Ouviu-se sobre a qualidade e a diversidade da alimentação servida; sobre a atenção que deve se dar ao público beneficiário; a colaboração das equipes voluntárias em cada ponto de distribuição; a contribuição de membros do quadro funcional da ASDP no processo de implementação do Projeto; a participação de membros da diretoria da ASDP em reuniões para partilha do que estava sendo discutido em cada localidade.

O Projeto teve início no dia 17 de dezembro de 2020, sendo servidas 600 refeições diárias, sendo 300 almoços e 300 jantares, em cinco pontos de distribuição: 1) na praça Edivaldo Mota, no centro de Patos; 2) na praça Mão de Onça, ao lado da capela de Santa Maria Madalena, no Belo Horizonte; 3) no salão comunitário Santa Luzia, nas Sete Casas; 4) na capela de Santo Expedito, nas Placas; 5) no salão paroquial Nossa Senhora das Neves, Bivar Olinto. Semanalmente, estavam sendo servidas 3.600 refeições semanais, sendo 1.800 almoços e 1.800 jantares.

Como resultado dos eventos de monitoramento, a Ação Social Diocesana de Patos, em diálogo com o Governo da Paraíba, viu a possibilidade da reorganização da quantidade dos alimentos que estavam sendo distribuídos, podendo ser acrescida diariamente 150 refeições. Desta quantidade, possibilitou-se a ampliação do número de almoços nas Sete Casas, Placas e no Bivar Olinto. Nestes três pontos, a partir do dia 21 de fevereiro, buscou-se equiparar a quantidade de almoços à quantidade de jantares distribuídos. Nas duas primeiras localidades, ficaram sendo distribuídas, em cada uma delas, 50 almoços e 50 jantares, já no Bivar Olinto, ficaram sendo distribuídos 100 almoços e 100 jantares. Das 150 refeições a serem acrescidas, as outras 50 foram encaminhadas para o ponto de distribuição ao lado da capela de Santa Maria Madalena.Em conversa com a equipe do ponto de distribuição da praça Edivaldo Mota, foi vista a possibilidade de redução de 20 refeições, de segunda a sexta, e de 80 no sábado, sendo disponibilizadas por semana 180 refeições para que fosse encaminhada a outra localidade. Neste caso, o local escolhido foi o ponto de distribuição localizado nas imediações da capela de Santa Maria Madalena, possibilitando-se a distribuição, de segunda a sábado, de 80 almoços, continuando com a mesma quantidade de 100 jantares.

A partir do dia 02 de março, ficaram sendo distribuídos, de segunda a sexta, quanto ao número de almoços: 1) na praça Edivaldo Mota, 180; 2) na praça Mão de Onça, ao lado da capela de Santa Maria Madalena, 80; 3) no salão Santa Luzia, nas Sete Casas, 50; 4) na capela Santo Expedito, nas Placas, 50; 5) no salão Nossa Senhora das Neves, no Bivar Olinto, 100. Aos sábados, nos demais pontos, a quantidade é a mesma, sendo que na praça Edivaldo Mota passa a ser entregues 120 almoços. Durante a semana, passaram a ser entregues 2.700 almoços. Em relação aos jantares, continuam com as seguintes quantidades: 1) na praça Edivaldo Mota, 0; 2) na praça Mão de Onça, ao lado da capela de Santa Maria Madalena, 100; 3) no salão Santa Luzia, nas Sete Casas, 50; 4) na capela Santo Expedito, nas Placas, 50; 5) no salão Nossa Senhora das Neves, no Bivar Olinto, 100. De segunda a sábado, estão sendo entregues 1.800 jantares. Em sua totalidade, considerando os almoços e jantares, estão sendo distribuídas 4.500 refeições.

O Projeto Diocese Solidária é executado pela Ação Social Diocesana de Patos, em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no estado da Paraíba – Funcep. O Projeto foi construído na perspectiva de contribuir com o fortalecimento das ações emergenciais que vêm ocorrendo no território da Diocese de Patos, com incentivo e apoio de Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo desta Igreja particular.

Em se tratando dos eventos de monitoramento, os nossos agradecimentos a todas as pessoas que deles participaram: ao Padre João Saturnino de Oliveira, presidente da ASDP; ao Padre Joácio Nóbrega, da Paróquia da Catedral, ao Padre Marciel Soares Montenegro e ao Diácono Lindomar, da Paróquia de São Sebastião; ao Padre Espedito Caetano da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora das Neves; à Madalena Goes, Tesoureira da ASDP; a equipe do quadro funcional da ASDP – José Arimateia Vicente Gouveia, Damiana Alves Leite, Lielma Xavier, Irenaldo Pereira de Araújo, Junior Leite, Ancelmo Dantas; a equipe voluntária da Paróquia de São Sebastião – das Sete Casas: Evânio Oliveira de Medeiros, Daniela Gouveia de Morais (Pastoral do Menor), Fátima Lira (Pastoral da Criança) e Domício; das Placas: Adriana Pereira (Pastoral do Dízimo) e Antonio Bezerra dos Santos (Pastoral do Batismo); da Paróquia de Nossa Senhora das Neves –José Emídio da Silva Amorim (Dedé), da Pastoral do Menor;  Isana Maria Holanda Gonçalves – Pastoral do Menor e da Pastoral da Pessoa Idosa; Maria do Socorro da Silva Pereira – Pastoral do Menor, Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa; Inácia Alves da Silva Nunes, Pastoral da Criança; Cleodinalva Barbosa Dantas; Jandira Vieira dos Santos Rodrigues, Legião de Maria, Suedivan, Terço dos Homens; Josivan, Pascom; da Paróquia de Nossa Senhora da Guia:Victor Oliveira e Emerson Pereira, do EJC; Vadinho, da Pastoral Familiar; e Cristina Barreto, voluntária do Catedral Solidária; da comunidade Santa Maria Madalena:Jussara de Souza Marques, Coordenadora da Capela, a Maria de Lourdes Ribeiro Barbosa e Maria de Fátima Ribeiro Barbosa, Ministras da Eucaristia e da Equipe de Liturgia;  a Francilma Salviano Costa Araújo, equipe de Liturgia; ao representante da empresa distribuidora das refeições, Kildenn.

O Projeto Diocese Solidária, além de fortalecer ações emergenciais realizadas na cidade Patos, ameniza a situação de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Patos.

Assessoria – Ação Diocesana de Patos

Deixe seu comentário