Compartilhe!

Um boletim sobre a Covid-19 foi elaborado por pesquisadores da Fiocruz e divulgado nesta terça-feira (23). Os dados alertam que todos os estados, à exceção de Amazonas e Roraima, estão com mais de 80% dos leitos ocupados. A instituição recomenda que os estados que se encontram em “alerta crítico” adotem medidas de bloqueio ou lockdown, restringindo atividades não essenciais por cerca de 14 dias.

A Paraíba se encontra nesta situação, com 83% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 adultos ocupados. Dentre as capitais, João Pessoa é a oitava capital com maior ocupação dos leitos de UTI (93%).

Diante deste quadro, a Fiocruz sugere medidas de Bloqueio ou Lockdown, com restrição das atividades não essenciais por cerca de 14 dias, tempo que segundo a Fundação é o mínimo necessário para redução significativa das taxas de transmissão e número de casos e redução das pressões sobre o sistema de saúde.

af86fa084c68974e86d21328f48e09151bb7f469

Confira as medidas:

-A proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional;

-A suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país;

-O toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana;

-O fechamento das praias e bares;

A adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público, quanto no privado;

-A instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerando o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual;

-A adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos;

-A ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos.

-Para que essas medidas de bloqueio possam ser bem-sucedidas, elas devem ser adotadas conjuntamente, demandando cerca de 14 dias para que produzam resultados na redução das taxas de transmissão em aproximadamente de 40%, exigindo o monitoramento diário para acompanhar seus impactos na redução de casos, taxas de ocupação de leitos hospitalares e óbitos.

Para conferir todo o boletim, basta clicar aqui!

Notícia Paraíba

Deixe seu comentário