Os grandes açudes que abastecem cidades do Cariri, Sertão e Alto Sertão do Estado tiveram pouca recarga em 2021, fato que confirmou a previsão do físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, até mesmo reservatórios pequenos como o Açude do Jatobá e a Barragem da Farinha tiveram recarga hídrica de apenas 10% de acordo com os dados fornecidos pelo Governo da Paraíba.
O Açude do Jatobá começou o período chuvoso de 2021 com 62% de sua capacidade, em 05 de maio quando ocorreu a última precipitação significativa em Patos e região, ele estava com 72% de sua capacidade, isso representa uma recarga de apenas 10% em seu volume, ou de cerca de 1,7 milhões de metros cúbicos de água aproximadamente.
A Barragem da Farinha começou o período chuvoso de 2021 com 53% de sua capacidade, em 05 de maio quando ocorreu a última precipitação significativa em Patos e região, ela estava com 63% de sua capacidade, isso representa uma também recarga de apenas 10% em seu volume, ou de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água aproximadamente.
O Açude do Cego começou o período chuvoso de 2021 com 73% de sua capacidade aproximadamente, em 05 de maio quando ocorreu a última precipitação significativa em Patos e região, ele estava com 75% de sua capacidade, isso representa uma recarga de apenas 2% em seu volume, ou de cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de água aproximadamente.
A Barragem da Capoeira começou o período chuvoso de 2021 com 54% de sua capacidade aproximadamente, em 05 de maio quando ocorreu a última precipitação significativa em Patos e região, ela estava com 55% de sua capacidade, isso representa uma recarga de apenas 1% em seu volume, ou de cerca de 560 mil de metros cúbicos de água aproximadamente.
O Complexo Coremas/Mãe d´Água começou o período chuvoso de 2021 com 47% de sua capacidade aproximadamente, em 05 de maio quando ocorreu a última precipitação significativa em Patos e região, ele estava com 54% de sua capacidade, isso representa uma recarga de apenas 7% em seu volume, ou de cerca de 92 milhões de metros cúbicos de água aproximadamente.
Em outros mananciais como São Gonçalo em Sousa, Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz em Cajazeiras, Capivara em Uiraúna e Engenheiro Arcoverde em Condado, persistiram também um cenário de pouca recarga hídrica no corrente ano de 2021, conforme previa o físico Rodrigo Cézar Limeira.