A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Complexo está em 27% e de Enfermaria 19%
Compartilhe!

O setor de isolamento Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) começa a semana de forma tranquila e com baixa ocupação de leitos tanto na UTI, quanto nas enfermarias. O censo de meio-dia, desta segunda-feira (16), atesta que dos 26 leitos de UTI, sete estão com pacientes que precisam de cuidados intensivos, o equivalente a 27% dos leitos disponíveis, e dos 20 leitos de enfermaria, seis estão ocupados, correspondendo a 19% de ocupação. No computo geral, a unidade está com 22% de ocupação no setor Covid.

 “Esses dados e os dos últimos dias nos dão certa tranquilidade, o que se repete na maior parte dos hospitais paraibanos em relação à baixa ocupação de leitos Covid, mas, o momento ainda nos pede muita cautela e cuidados. Não é o momento de relaxar nas medidas que previnem a propagação do vírus e evitar aglomerar, usar máscaras e lavar frequentemente as mãos ainda são medidas necessárias e importantes”, afirma a diretora clínica do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade.

A médica lembra que além de muita gente ainda não ter se vacinado ou ter tomado apenas a primeira dose, o que não garante a imunização completa, há a questão das novas variantes do vírus. “Os vírus passam por mutações o tempo todo e a maioria destas mudanças não é relevante. Mas, existem alterações que podem tornar a doença mais infecciosa ou perigosa e essas são as mutações que tendem a predominar. A variante Delta do coronavírus, por exemplo, já foi identificada em nosso país e continua a se espalhar rapidamente. Por ser altamente contagiosa, ela está causando novos surtos, principalmente entre pessoas não vacinadas, daí é fundamental que as pessoas não relaxem nas medidas de proteção e prevenção para que não voltemos a ter os leitos todos ocupados e, em alguns casos, até com filas de espera”, reitera Dra. Jaqueline.

No CHRDJC existem, atualmente, 20 leitos de UTI VCovid e mais 20 leitos de Enfermaria destinados, exclusivamente, para internação dos doentes sintomáticos respiratórios com Covid -19. Há ainda, mais 12 leitos no Hospital Infantil Noaldo Leite que não foram desativados, mas, em função da  baixa demanda estão sem utilização no momento.

Assessoria

Deixe seu comentário