Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

A presença do deputado federal Wilson Santiago (PTB) em uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na semana passada, está gerando preocupação entre a população de Patos nas redes sociais quanto a ida do Hospital de Trauma do Sertão da Paraíba para Sousa ou Cajazeiras, já que o assunto foi discutido durante a ocasião. Veja: Secretário estadual de representação institucional da Paraíba se reúne com ministro da Saúde e discute hospital de trauma e vacinação em massa no Sertão. Recentemente, Patos perdeu o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Sertão da Paraíba para Sousa.

A reunião para tratar sobre a nova unidade de saúde também contou com a presença do secretário estadual de representação institucional da Paraíba (Seri-PB), Adauto Fernandes, ocasião em que foi solicitada demandas, como liberação de verbas de emendas parlamentares para hospitais da Paraíba, entre eles o Complexo Hospitalar Regional de Patos, e a viabilização de habilitação de leitos para a Maternidade de Patos.

A construção do Hospital de Trauma de Patos foi alvo de intensa reivindicação da população no Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2021, mas as reivindicações não obtiveram êxito. Relembre: Hospital de Trauma de Patos não é contemplado no Orçamento Democrático Estadual e população segue reivindicando construção da unidade.

No início do mês de julho, João Azevêdo esteve em Patos, onde participou da solenidade de formação de novos policiais e bombeiros militares, e disse que o Hospital de Trauma de Patos não foi uma promessa de campanha, mas sim um fortalecimento dos hospitais do Sertão já existentes, implantando uma estrutura de trauma. Ele informou que já está tomando providências para que ampliações aconteçam nas unidades. Relembre: Patos pode não receber Hospital de Trauma, diz governador João Azevêdo. Vídeo.

A notícia de que Patos pode não ter hospital de trauma, gerou revolta na população, pois pessoas que sofrem acidentes são transferidas para João Pessoa e Campina Grande, correndo risco de vida devido às longas distâncias e aumentado a demanda de pacientes nessas unidades. Para a população, outro fator que endossa a necessidade da construção do hospital de trauma é que Complexo Hospitalar Regional não é capaz de comportar a demanda existente em Patos e demais municípios situados no Sertão da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e a construção de um novo hospital se faz necessário.

A população de Patos e região segue cobrando a construção da unidade, mas nenhuma novidade em relação ao assunto surgiu até o presente momento.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário