Compartilhe!

Mesmo convivendo com a ameaça do novo coronavírus, não podemos descuidar das medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. Portanto, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e setor de Vigilância em Saúde, continuam intensificando as ações de combate aos focos do mosquito, com a realização dos trabalhos de rotina.

De acordo com o LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação, feito recentemente pela Vigilância Ambiental, a cidade de Patos está com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti.

Diante dessa constatação, o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, esclareceu que os agentes de endemias estão reforçando as ações de controle vetorial do Aedes, a exemplo do tratamento focal para eliminar as larvas, e ainda o tratamento perifocal em pontos estratégicos para a presença do mosquito.

Além disso, De Medeiros informou que o município já solicitou ao Governo do Estado o envio do carro fumacê para reforçar o combate nas localidades com maior presença do mosquito.

As ações de educação e saúde que acontecem diariamente nas visitas domiciliares também são importantes para esse combate, como enfatizou De Medeiros. Mesmo com as medidas adotadas pelo município, o coordenador da Vigilância Ambiental lembra que o ator principal contra o mosquito Aedes aegypti é a própria população, que deve adotar de forma contínua as medidas preventivas dentro das próprias residências.

Neste sentido, temos algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana, ou seja; verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, dentre outras.

Coordecom

Deixe seu comentário