Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

Apesar dos números serem amplamente favoráveis em relação a casos de Covid-19 na Capital do Sertão, um fator preocupante vem se registrando nas duas últimas semanas. É o aumento no número de óbitos pela doença que já matou 263 pessoas em Patos.

A queda em termos de mortes vinha acompanhando a tendência de queda no número de casos no mês de agosto. Mas foi a partir do dia 23 de agosto que o número de mortes foi aumentando a ponto de se registrar quase uma morte a cada dia.

Neste período, foram 11 mortes em 13 dias, uma taxa de 0,84 mortes/dia.

Já o número de casos continua estável e com verificação de queda em relação a julho, por exemplo. Nos três primeiros dias deste mês foram registrados apenas 9 casos, enquanto que as mortes já somam quatro em quatro dias.

O município de Patos fechou a sexta-feira, 3 de setembro, com taxa de letalidade de 1,57%, aponta levantamento com base nos dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.

O resultado considera o total de 263 óbitos confirmados em Patos até o último boletim epidemiológico, e as 16.658 pessoas que foram infectadas pelo vírus desde o início da pandemia, e representa um crescimento em comparação com a média móvel do dia 20 de agosto(14 dias atrás), que estava em 1,51%.

Nas duas últimas semanas, a Capital do Sertão registrou 66 novos casos, a contar do dia 21 de agosto, e 11 mortes em decorrência da Covid-19.

Nesse período, foi uma média diária de quase 5 novos casos e quase 1 morte por dia.

O Brasil registrou neste sábado (4) 560 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 583.313 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 609 — menor marca desde 7 de dezembro (quando estava em 603). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20% e aponta tendência de queda.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário