Compartilhe!

O Padre Fabrício Dias Timóteo foi entrevistado no programa Fala Cidade da Rádio Universidade, comandado por Jamerson Ferreira e Genival Júnior. Durante uma hora o padre Fabrício falou sobre vários temas, como a pandemia, a questão da modernização da igreja do ponto de vista de evangelização, falou sobre a importância de buscar a Deus pensando no próximo, falou também sobre a importância de não desistir e de acreditar nos seus ideais. Pe. Fabrício também fez uma reflexão sobre o Natal, sobre a troca de presentes entre nós e Deus, a qual nós sempre saímos na vantagem.

A pandemia nos trouxe uma reflexão do quanto somos limitados, frágeis e dependentes da graça de Deus. Sozinhos não conseguimos vencer nada, essa globalização que existe hoje em várias áreas deve também existir para nós, seres humanos cristãos, na solidariedade, na generosidade, porque nós dependemos um do outro, nós necessitamos do outro e, naturalmente, necessitamos do que é o mais importante, Deus.

Sobre a questão das dificuldades que a igreja enfrentou com a pandemia, ele disse que a igreja se voltou ao processo da igreja doméstica, com as pessoas em casa, um convívio familiar voltando-se mais a Deus, buscando a Deus para enfrentar todas as dificuldades.

Lembrou que isso é importante, mas sem esquecer da essência do cristianismo, que é uma igreja coletiva, uma igreja comunitária. Não existe igreja de Deus sem esse viés comunitário, de pertence, de ajudar um ao outro. Disse que não é certo ter essa fé e essa busca por um Deus intimista, um Deus individualista, eu e Deus a coisa está resolvida, ele lembrou que até na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina que Deus é Pai Nosso, não é pai meu. Jesus dá o exemplo dessa coletividade, de “Amai uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Citou o versículo de Mateus, Capítulo 18.20, Jesus diz: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei presente”. Esse tema, Pe. Fabrício finalizou citando o Profeta Isaías no capítulo 35, versículo 3: “Fortalecei os vossos braços cansados e firmai os vossos joelhos frágeis”, ou seja, a nossa confiança, a nossa busca incessante em Deus, para vencer tudo que acontece de mal em nossas vidas.

Padre Fabrício lembrou a quem diz, por exemplo, ‘estou na esperança de um ano de 2022 positivo, abençoando’, que esse desejo é importante, é muito válido, contudo, tem que ser expressado, o  sentimento, a esperança em Deus. Não basta apenas uma esperança na antropologia, a esperança do homem. Deve existir a esperança do homem para com Deus, ou seja, buscando essa integração, antropologia e teologia, esse amor a Deus, a esperança em Deus.Citou a carta de São Paulo aos Romanos, Capítulo 5: “Justificados, pois, mediante a fé, estamos em paz com Deus por meio do nosso senhor Jesus Cristo.”

Questionado sobre o Natal, sobre essa cultura da troca de presentes, Padre Fabrício disse que é a favor e concorda que essa troca de presentes existe, mas devemos saber, realmente, como seria essa troca de presentes, não ficar nesse mundo do materialismo, mas, por exemplo, no Natal há uma troca de presentes, essa troca de presentes é vantajosa para nós, porque Deus nos dá o presente da misericórdia, do amor, do perdão e da salvação com a vinda do seu Filho, Jesus Cristo.
Já nós, damos a Deus preocupações, problemas, tribulações, pedidos, as nossa mazelas são tudo o que nós oferecemos, ou seja, essa troca é extremamente vantajosa para nós. Portanto, devemos pensar também em oferecer algo positivo. Oferecer algo bom a Deus é colocar Deus em primeiro lugar, amando o próximo, pois quem ama o próximo ama Deus.

Foi ainda indagado se a igreja nesses tempos de hoje está mudando o formato de evangelizar, se a igreja tem aprendido com essa questão da pandemia. Padre Fabrício disse que o Evangelho, a palavra de Deus, o dogma, a doutrina, é a mesma, Jesus é, hoje, amanhã e sempre, o mesmo, só que a metodologia de evangelizar, os mecanismo de evangelizar têm que ser mudados, têm que ser adaptados. Essas ferramentas têm que trabalhar em prol da evangelização. A igreja está fazendo isso ainda paulatinamente, lentamente, precisa avançar mais.
Para transmitir a palavra de Deus a igreja precisa se aperfeiçoar mais. Citou, inclusive, o caso dele, que depois de muita pressão, no bom sentido, criou o seu Instagram, para ser uma ferramenta de evangelização, uma ferramenta a mais para o povo.

Padre Fabrício finalizou deixando uma mensagem para os ouvintes e todos aqueles que acompanhavam a entrevista. Citou Dom Helder Câmara: “É graça divina começar bem, é graça maior persistir na caminhada certa, e é graça das graças nunca desistir”.

Portanto, nós devemos acreditar no que temos de melhor. Evoluir no sentido de buscar aperfeiçoar a busca por Deus como o centro das nossas vidas. Joelhos no chão diante de Deus, pois diante dos problemas estaremos de pé. Quem fica de joelhos diante de Deus, fica de pé diante dos problemas. Deus é amor. Deus cuida de cada um de nós. Ele disse que devemos sempre ter essa concepção que Deus não nos abandona, mas nós temos que crer, porque os milagres de Deus, as bençãos de Deus são derramadas diuturnamente.

Por fim, desejou um feliz natal e um abençoado 2022 a todos.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário