Dona Daura e Seu Clóvis no casamento, no ano de 1961 — Foto: arquivo pessoal/Daura da Costa | Dona Daura e Seu Clóvis — Foto: arquivo pessoal/Daura da Costa
Compartilhe!

Uma família paraibana com mais de 50 pessoas conseguiu se reunir pela primeira vez para comemorar os 60 anos de casamento dos pais. O encontro aconteceu no último dia 6 de março, no Parque da Liberdade, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

Reunir a família inteira era o grande sonho de dona Daura da Costa, uma professora aposentada, de 79 anos, que é casada com seu Clóvis Alves, um mestre de obras aposentado, de 80 anos.

Ela é natural de Boa Vista, no Agreste da Paraíba, e ele de Salgadinho, no Cariri do estado, mas se conheceram no município de Boi Velho, em 1961, e se casaram no mesmo ano. Foi “amor à primeira vista”, segundo a professora aposentada.

“Era uma noite de luar quando ele ia passando com o pai dele. Eu estava numa calçada com minhas amigas, e pedi para ele parar. Ele tocou e eu cantei a música ‘Negue’, de Nelson Gonçalves, e começamos a trocar olhares. Foi lindo nosso amor”, disse, emocionada.

Algum tempo depois, o casamento deu frutos: 8 filhos, 23 netos, 24 bisnetos e uma tataraneta. Uma família grande, espalhada pela Paraíba e por outros estados do Brasil, como Bahia e Minas Gerais. Nesses 60 anos, no entanto, a família nunca havia conseguido se reunir por completo.

A aposentada relata, emocionada, que o grande sonho de sua vida era juntar todos os familiares, para que eles pudessem se conhecer e conhecer também a história da união que os gerou.

O reencontro

Nas ‘bodas de ouro’, quando comemorou os 50 anos de casamento, até tentaram, mas a distância os impediu.

Em 2021 o receio de reunir todo mundo ainda era grande, em virtude da pandemia da Covid-19. Mas, no mês de outubro do mesmo ano, quando completaram exatamente 60 anos de casamento, começaram a planejar o encontro.

Agora, passadas as restrições mais rígidas impostas pela pandemia, o casal finalmente conseguiu juntar as quatro gerações da família, no último dia 6 de março.

Foi um encontro rápido, com todos vacinados contra o coronavírus, seguido de uma comemoração íntima na casa dos dois.

“Busquei dois netos na Bahia mais os daqui de Campina Grande e juntei todo mundo. Tiramos fotos, conversamos… Nossa família finalmente estava completa”, relatou.

Os primos e tios se conheceram e também puderam relembrar histórias da infância, no Parque da Liberdade, em Campina Grande. Os bisnetos, ainda crianças, também brincaram, e alguns netos também conheceram a tataraneta de Daura e Clóvis. Depois de 60 anos, a história pôde ser contada.

G1 PB

Deixe seu comentário