Compartilhe!

De acordo com o modelo GFS do NCEP da NOAA (Agência Espacial Americana que Monitora o Clima e os Oceanos) a previsão de chuvas no Brasil nos próximos 07 dias fica da seguinte forma:

Região Norte: muita chuva em várias áreas, acumulados que poderão atingir os 125 mm em alguns locais, toda essa chuva deve-se a interação entre a umidade sobre a Floresta Amazônica resultante da transpiração vegetal, e umidade da Zona de Convergência Intertropical, principalmente no norte da região.

Região Centro-Oeste: os maiores acumulados deverão ser registrados nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e poderão chegar a 95 mm em algumas áreas, entre os dias 20 e 26 de fevereiro, no Estado de Goiás os acumulados serão mais modestos.

Região Sudeste: mais chuvas ainda para o Estado de São Paulo, a perspectiva é de chuva em praticamente todo o estado, no Rio de Janeiro as chuvas mais significativas poderão ocorrer no sul do estado. Em Minas Gerais as chuvas mais significativas poderão ocorrer no sul do estado que desde o início de janeiro vem registrando grandes acumulados, já na região central e norte de Minas e no Estado do Espiríto Santo, pouca chuva.

Região Sul: as chuvas começam a retornar a grande parte da região, especialmente ao Paraná e Santa Catarina, com acumulados nos dois estados que poderão variar entre 35 mm e 85 mm. Já no Rio Grande do Sul, a chuva é mais irregular, e os acumulados poderão ser mais modestos entre os dias 20 e 26 de fevereiro.

Físico e meteorologista Rodrigo Cézar

Créditos:
NCEP – NOAA
Imagem de PayPal.me/FelixMittermeier por Pixabay

Deixe seu comentário