Compartilhe!
A urg ncia e emerg ncia do Hospital de Patos atendeu 339 pessoas durante o carnaval
A Urgência e Emergência do Hospital de Patos atendeu 339 pessoas durante o Carnaval.

O plantão do Carnaval, que compreendeu o período entre às 18h da sexta-feira (17) até a meia noite da terça-feira (21), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). A unidade registrou o atendimento a 339 pessoas, das quais, 40 vítimas de sinistros de trânsito. Neste período, a unidade realizou 26 cirurgias, todas de emergência, sendo nove delas Geral, oito Vascular, sete Ortopédicas e duas Urológicas.

O plantão de maior movimento foi o da segunda-feira (20), quando 94 pessoas dera entrada no hospital, seguido do sábado (18), quando outras 82 pessoas foram atendidas. No domingo (19), mais 73 pessoas deram entrada na unidade e na terça-feira (21) mais 65 pessoas foram atendidas no hospital. Entre às 18h e meia noite da sexta-feira (17), outras 25 pessoas procuraram a Urgência e Emergência do Hospital de Patos com demandas diversas.

Das 40 vítimas de sinistros de trânsito, a imensa maioria, ou seja, 38 delas, foram de pessoas que estavam em motocicletas. Outras duas se envolveram com sinistros com automóvel.  Dos acidentados, oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores. A maior parte das vítimas foi da cidade de Patos, com 17 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Catolé do Rocha, Coremas, Desterro, Imaculada, Piancó, São Bento, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Sousa e Teixeira.

Todas as 26 cirurgias realizadas no plant o do carnaval foram de urg ncia
Todas as 26 cirurgias realizadas no plantão do Carnaval foram de urgência.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste plantão do Carnaval foram de pacientes com dores diversas (97 casos), por causa de quedas (40), em função de mordidas de animais (17), torção (9), Cortes (9), Pancadas (9), Problema Vascular (9), Tontura (8), Hipertensão (8), Diarreia (7), Dispneia (7), entre outros motivos, inclusive, três casos de agressão física.

O diretor técnico da unidade, Dr. Pedro Augusto, destaca que embora os plantões do Carnaval tenham gerado acréscimo de atendimentos em relação aos plantões dos finais de semana, o período foi relativamente tranquilo. “Tivemos um aumento de atendimentos, o que já era esperado em função de ser um feriado prolongado, mas, não tivemos intercorrências que fugissem da rotina do hospital, com situações sem maiores agravantes nos quadros dos pacientes, então, graças à assistência prestada pelas equipes que estavam de plantão, nós tivemos um plantão carnavalesco dentro da expectativa”, afirmou Dr. Pedro, lembrando que passada as festas de momo, a unidade se prepara agora para bem assistir os pacientes com as demandas de doenças sazonais deste período de chuva que se intensificam agora.

Assessoria

Deixe seu comentário