Compartilhe!

A partir desta quinta-feira (23) a Prefeitura Municipal de Patos inicia a vacinação contra Covid-19 com bivalente para idosos acima de 70 anos e também para pessoas acima de 12 anos de idade, imunocomprometidas.

O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A vacina bivalente oferece proteção?contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – de preocupação no momento.

A adaptação da vacina Pfizer na forma bivalente veio para dar um grau de proteção ainda maior, tendo em vista que já está atualizada contra o vírus original da covid e contra as variantes, a exemplo da Ômicron.

Quem já tomou a quarta dose, por exemplo, há quatro ou mais, e que são pessoas com maior vulnerabilidade, ficam mais sujeitas a reinfecção de forma grave. Portanto, esses primeiros públicos estão iniciando por serem mais vulneráveis. Os demais públicos serão contemplados gradativamente conforme disponibilidade das doses da bivalente.

Documentação

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal, CPF ou cartão do SUS, e principalmente o cartão de vacina que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19. As pessoas imunocomprometidas devem apresentar uma comprovação da condição delas.

Locais:

Pontos diurnos: 8h às 16h

– Igreja do Morro

– UFCG

– Galpão Cultural (Belo Horizonte)

Pontos noturnos: 18h às 21h00

UBS Horácio Nóbrega (São Sebastião)

UBS Aderban Martins (Jardim Queiroz)

UBS Carleusa Candeia (Santo Antônio)

UBS Maria Marques (Jatobá)

Áudio de Anny Lucena – técnica de apoio da imunização municipal de Patos – vacina bivalente contra Covid:

Coordecom – Prefeitura de Patos (por Hélio Barbosa)

Deixe seu comentário