Chuva em Patos. (Foto: Lucivannia Olliveira - arquivo)
Compartilhe!

De acordo com o modelo GFS (Global Forecast System), a previsão de chuvas no Brasil entre 25 de abril e 01 de maio de 2023, terá:

O retorno das chuvas ao semiárido do Nordeste. Os acumulados poderão alcançar os 55 mm no centro-norte do Ceará e no centro-norte do Piauí.

Semiárido do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe poderão acumular entre 15 mm e 45 mm dentro do intervalo de dias de validade da previsão. É bom frisar que essas chuvas no semiárido do setor norte do Nordeste serão bem irregulares, tendo em vista que o Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste, encontra-se mais frio que o Atlântico Norte, isso implica num posicionamento da Zona de Convergência Intertropical ao norte de sua climatologia ao longo de abril, e no mês de maio que se aproxima. Mais uma vez o sul da Bahia deverá registrar chuvas, com acumulados que poderão alcançar os 45 mm em alguns locais.

Para o norte da Região Norte, muita chuva, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical.

Para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de janeiro, Mato Grosso e Goiás, baixa probabilidade de chuvas entre 25 de abril e 01 de maio.

O Espírito Santo terá acumulados que poderão chegar a 45 mm nos próximos dias.

Centro-sul do Mato Grosso do Sul, os acumulados poderão variar entre 15 mm e 35 mm.

O Sul do Brasil também terá chuvas, que poderão variar entre 15 mm e 45 mm dentro do intervalo de validade da previsão.

Físico e meteorologista Rodrigo Cézar

Créditos:

Modelo GFS – NCEP/NOAA

Deixe seu comentário