Compartilhe!

No último domingo, dia 23, a Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, por meio das secretarias de Turismo e da Cultura e Artes e Meio Ambiente, em parceria com o grupo “Caatinga Aventura”, realizou a Trilha Ecológica na Serra do Cajueiro.

O evento marcou a abertura da programação alusiva à Emancipação Política de São Mamede, que este ano completa 69 anos. Além de também destacar a recriação da equipe de trilhas do município, já mencionada anteriormente.

“Incentivar a prática de esportes na natureza pra mim vai muito além da profissão em si, enquanto profissional de Educação Física, tenho como um legado de vida fazer com que o máximo de pessoas consigam ter acesso à natureza, sendo que apesar de muitas vezes morar tão perto dela a sociedade se mantém distante da mesma”, argumentou Flávio Júnior, coordenador da equipe.

Com mais de 30 pessoas de várias idades, a trilha consiste em quase 4 quilômetros (subida e descida) de uma paisagem nativa e totalmente verde, em flor, motivo das intensas chuvas que caíram recentemente na região.

O secretário de turismo, Luiz Carlos Gomes, considerou o evento muito exitoso, “uma experiência que vamos dá continuidade em outros pontos turísticos de nossa cidade”. Ele agradeceu o apoio do prefeito Dr. Jefferson “e a todos os que participaram da nossa trilha ecológica, abrindo oficialmente a nossa programação alusiva ao aniversário de nosso município”.

Depoimentos:

Valentina Nolasco (7 anos) e sua mãe Édna Solange Silva (44 anos) fizeram a primeira experiência como ‘trilheiras’. Solange afirmou que “nem parecia que estávamos em São Mamede. Muita coisa aqui para ser explorada”.

D e acordo com Solange, Valentina “amou a aventura, chegou toda empolgada conversando com o pai”. Ela disse que “foi um desafio grande, mas valeu a pena chegar lá em cima e ver tudo aquilo”.

Vera Lúcia da Silva (53 anos), que também é iniciante na prática de escalar montanhas, comentou que “foi incrível a experiência, fiquei realmente encantada com a beleza de está ali em cima”. E segue:

“Às vezes, fico me perguntando como é que eu consigo subir se tenho medo de altura, mas com certeza eu estou superando esse medo, porque chegar onde chego no topo da serra é demais”.

Sidney Silva (45 anos), da cidade de Santa Luzia, destacou que “o percurso é moderado com com algumas partes de difícil acesso na subida, mas possui uma vista fantástica” Concluiu dizendo que “de cima da serra do cajueiro temos uma visão espetacular da vista contrária do pico do Yayu e da serra de Picotes”.

Veja fotos.

São Mamede 1

Deixe seu comentário