Compartilhe!

No fim da tarde desta quinta-feira, 1º de junho, o jovem Pedro Jorge Nunes da Costa, idealizador do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), fez um apelo à classe política de Patos e região para que continue lutando pela implantação da reitoria na Capital do Sertão durante o Programa 60 minutos, da Rádio Arapuan FM.

Ele destacou que qualquer tentativa para implantar a sede em outro município da região é “puro capricho político” e que Patos não pode repetir a época em que o Curso de Medicina foi para Cajazeiras. “Sabemos que Patos é a cidade ideal para abrigar essa sede como já apontado pelo MEC”, disse.

A idealização da nova instituição surgiu em 2011, quando o jovem teve a iniciativa de formular um recorte geográfico que compreende os campi sertanejos do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa). Com o passar dos anos, a bandeira pelo desmembramento ganhou força a partir de Patos, alcançando os demais municípios.

A missão do IF do Sertão com sede em Patos é explorar o potencial tecnológico do Semiárido, com sua abundância em Sol, sua terra rica em mineração e agricultura, estimulando a criação de um parque tecnológico em um futuro breve para exportar tecnologia de ponta e trazer novas empresas, como faz Campina Grande, que atualmente é o celeiro de profissionais de tecnologia através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), ação que acontece também em Recife com o seu “Porto Digital”. Essas cidades estimulam a vinda e criações de startups que contribuem para a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

Veja vídeo da participação de Pedro Jorge: 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Vídeo: Arapuan FM Patos

Deixe seu comentário