Compartilhe!

Uma boa notícia para os pescadores artesanais foi levada à Tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Sindicalista Zé Gonçalves que beneficiará a colônia de Patos e quem vive da pesca artesanal em todo o país. Trata-se do programa do Governo Federal Povos da Pesca Artesanal.

De acordo com Zé Gonçalves, o objetivo do programa é proporcionar segurança alimentar, trabalho e renda para quem vive da pesca artesanal, beneficiando cerca de 1 milhão de pescadores.

“Com isso a colônia de pescadores de Patos, do açude do Jatobá, e todos os pescadores artesanais serão contemplados”, comemorou. Serão sete diferentes ações que serão executadas durante as atividades do programa nos estados e em cada município.

Zé Gonçalves disse que, de acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Nordeste tem cerca de 460 mil trabalhadores que vivem da pesca. Serão beneficiadas comunidades indígenas, de mulheres negras, caiçaras, marisqueiras, jangadeiros, vazanteiros, ribeirinhos, extrativistas e quilombolas, conforme ele.

“Além disso, vamos ter ações para beneficiar essas categorias com linhas de crédito e assistência técnica, com inclusão produtiva e sanitária da pesca artesanal e a ampliação da aquisição do pescado pelo Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA”, explicou o parlamentar mirim.

Ele disse que está previsto também a oferta de bolsas de estudo para alunos oriundos das escolas públicas que fazem parte das comunidades pesqueiras tradicionais.

Zé Gonçalves ressaltou o trabalho que é feito nas comunidades pesqueiras, “através de cursos ministrados pela companheira Fátima não só na nossa cidade, mas em toda Região”, endossou.

Ele acredita que o programa vai chegar para melhorar as condições de vida e trabalho nessas comunidades, aumentando a produção e a comercialização local para que não tenha que vir peixe da Bahia para ser comercializado em Patos.

Assessoria

Deixe seu comentário