A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria municipal de Educação e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) está promovendo a Ecogincana 2023, ação que visa atrelar educação sustentável e práticas que contribuam com o meio ambiente nas escolas da rede municipal de educação. O movimente foi iniciado em agosto desse ano com a parte de inscrições dos interessados em participar e, agora, segue na segunda etapa, que consiste no recolhimento de materiais recicláveis por cada escola e instituição participante.
De acordo com o regulamento da Ecogincana, vence quem conseguir juntar o maior volume de recicláveis até outubro próximo, quando será feita a pesagem do material e serão divulgados os resultados. O peso arrecadado, ao final da gincana, é dividido pelo número total de alunos de cada instituição. O resultado final é comparado para classificar as escolas e dar as vencedoras.
Marcela Abrantes, coordenadora do NEA ressalta que “a Ecogincana tem por finalidade, implementar a Coleta Seletiva nas Instituições de Ensino de Patos de forma lúdica. As instituições são convidadas a mobilizar toda a comunidade escolar a trazer os recicláveis para as mesmas. Quando juntam uma certa quantidade, chamam a ASCAP para recolher”, destacou.
Estão participando instituições de ensino da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino superior. Na primeira edição da Ecogincana, em 2021, foram recolhidas cinco toneladas de materiais recicláveis. Já, na segunda, no ano passado, foram quase 18 toneladas. Para este ano, a expectativa é dobrar essa quantidade já que, até o momento, quase três toneladas já foram recolhidas.
Coordecom