O início do fenômeno, em toda o estado, está previsto para iniciar por volta das 15h30. (Foto: reprodução)
Compartilhe!

O ápice do eclipse solar anular 2023 na Paraíba deverá durar mais de quatro minutos, segundo apurou o ClickPB. A informação foi detalhada à reportagem pelo presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita. Como trouxe o ClickPB, no próximo sábado (14) a Paraíba e Rio Grande do Norte devem ser os estados do país com o melhor visibilidade para o fenômeno.

“Para quem estiver na linha central da anularidade vai durar cerca de 4 minutos e 20 segundos, a anularidade. E quem tiver mais ao sul dessa linha, que tiver mais afastado vai durar menos tempo até o limite de visibilidade. Então vai durar no máximo 4min20s aqui na Paraíba”, detalhou Marcelo ao ClickPB. De acordo com o presidente da APA, a linha central da anularidade, que passa pela Paraíba, abrange municípios de Araruna, no Brejo, até Cajazeiras, no Sertão.

 “Nessa linha central da faixa de visibilidade o eclipse dura mais, a faixa anular do eclipse dura mais e o anel que se forma em torno da lua ele é mais perfeito. É mais uniforme”, explicou à reportagem. O início do fenômeno, na Paraíba, está previsto para iniciar por volta das 15h30, com ápice previsto para ter início por volta das 16h40. 

O eclipse solar anular só voltará a ocorrer por aqui em 2067.

No estado, diversos municípios têm preparado uma programação especial para a observação, seja por meio da iniciativa pública ou privada. Boa parte destes locais, segundo apurou a reportagem, são pontos turísticos.

Confira alguns dos locais para observar o eclipse na Paraíba:

  • Araruna

O município do Agreste paraibano será um dos melhores para observar o eclipse solar anular deste ano. Conforme apurou o ClickPB, a 23ª edição do encontro nacional já está ocorrendo na região e deverá ser finalizado amanhã (14) com a observação do eclipse, em um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

  • Hotel Globo, no centro histórico de João Pessoa

Na capital paraibana, o Hotel Globo também é considerado um dos melhores pontos para observar o eclipse. Membros do Clube de Astronomia da Paraíba também estarão no local com dicas e curiosidade sobre o fenômeno.

  • Barra do rio Mamanguape, em Rio Tinto

Para quem deseja mais tranquilidade, um dos locais onde o eclipse solar anular também promete ter uma boa visibilidade é na foz do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto. A Área de Proteção Ambiental (APA) está mais próximo da área de anularidade do eclipse, por estar mais ao norte do estado.

Grupos de turistas da capital também organizando ‘bate e volta‘ para acompanhar o fenômeno.

whatsapp image 2023 10 13 at 115908
Pôr so sol no Jacaré, em Cabedelo, promete reunir muita gente para acompanhar o eclipse 2023. (Foto: Joaquim Neto)
  • Praia do Jacaré, em Cabedelo

O pôr do sol mais famoso da Paraíba também está na lista dos locais para se obser o fenômeno. No local também está previsto para ocorrer um evento de observação gratuito, que tem previsão de início às 15h.

  • ‘Boca da Barra’, na Barra do Camaratuba, em Mataraca

A Boca da Barra, na Barra do Camaratuba, é o local no litoral do estado onde o eclipse anular deverá ter a melhor visibilidade, devido ao fato de ser a praia mais ao norte da Paraíba. Além da Barra, o município de Mataraca, onde está inserida a comunidade, é apontado como um dos que devem ser mais privilegiados para observar o fenômeno.

  • Itacoatiaras do Ingá, em Ingá

Em Ingá, nas famosas Itacoatiaras, a prefeitura local e a Associação Paraibana de Astronomia informaram que vão disponibilizar estrutura com telescópios, telão e distribuição de óculos para observar o eclipse anular. No local ainda deverá ter música ao vivo e uma feira de artesanato

  • Lajedo do Pai Matheus, em Cabaceiras

As formações rochosas prometem atrair grande público para observar o eclipse. Segundo apurou o ClickPB, grupos têm organizado ‘bate e volta’ de diversos municípios, como por exemplo, Campina Grande.

  • Capelinha, em Esperança

A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou simplesmente, ‘Capelinha das Pedras’, em Esperança, também é um dos locais que deve reunir grande público para acompanhar o eclipse. No local, de acordo com a prefeitura, Segudno apurou a reportagem, telescópios devem ser disponibilizados no local.

  • Mirante Sky Beach 

O mirante Sky Beach, no Altiplano Cabo Branco, promete ofertar uma vista privilegiada do eclipse na capital paraibana. Porém para observar do local é preciso fazer reserva antecipada. Segundo a organização, a entrada no mirante será limitada a 150 pessoas, com ingresso custando R$ 40. Para reservá-lo, acesse o site de vendas.

Joaquim Neto – ClickPB

Deixe seu comentário