Compartilhe!

Foi lançado esta semana pela poeta e jornalista paraibana Lua Lacerda o livro “Ultramar”, que utiliza o percurso feito por um rio como metáfora para fazer o leitor ‘mergulhar’ na história da Paraíba, por meio de poesias. Conforme apurou o ClickPB, a obra recém-lançada foi vencedora do Prêmio Literário José Lins do Rego, promovido pela Funesc.

A cerimônia de lançamento de “Ultramar” foi organizada pela Fundação Espaço Cultural (Funesc) e pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Ela contou com a presença dos ganhadores do Prêmio Literário José Lins do Rego, nas categorias de poesia, romance, conto, crônica e infantojuvenil.

De acordo com a escritora, ela ‘encontrou’ a termo ‘ultramar’ durante sua estadia em Portugal e detalha o porquê de utilizar tal palavra para fazer menção ao Rio Paraíba e a história do estado ao longo do livro. “Eu encontrei a palavra “ultramar” na minha breve estadia no Porto, em Portugal. É uma palavra que possui uma carga colonial fortíssima, pois remete a Portugal imperial, Portugal ultramarino. Não me esquivo desse sentido, tampouco é uma tentativa de ressignificar. Não”, disse.

“O que acontece é que o corpo do livro é o rio Paraíba, que é difícil atravessar e é de difícil conquista, e diz muito de um território e seu povo que (ao contrário do que se pensava) resistiu bravamente a dominação europeia” detalhou a escritora, natural de Cajazeiras.

“Ultramar” é dividido em nascente, curso, leito, margens e foz, partes de um rio que são usadas pela autora enquanto metáfora para a construção da unidade da obra. O livro será distribuído nas bibliotecas estaduais do estado e vendido pela livraria da Editora União.

A obra também pode ser adquirida diretamente com a escritora. Para saber mais, basta entrar em contato com a mesma através do e-mail luablacerda@gmail.com ou do perfil no instagram (clique aqui).

ClickPB

Deixe seu comentário