Representação do radiotelescópio BINGO (Foto: divulgação/BINGO)
Compartilhe!

O governador João Azevêdo anunciou que o Governo do Estado pretende construir uma estrutura em torno do radiotelescópio BINGO para receber turistas. O local deverá reunir auditório, restaurante, espaços temáticos, entre outros.

O radiotelescópio BINGO será instalação na Serra do Urubu, no município de Aguiar, que fica no Vale do Piancó, Sertão paraibano. O obetivo é explorar, monitorar e estudar, através de ondas de rádio, fenômenos desconhecidos no universo, como a matéria e a energia escura.

A perspectiva é que comece a funcionar até o fim de 2024. Os recursos que envolvem a obra física e os equipamentos giram em torno de R$ 75 milhões. Desse montante, o Governo do Estado entra com R$ 13 milhões, a princípio.

A estrutura física já está em construção para receber as antenas e outros equipamentos que estão sendo produzidos por empresas chinesas. Elas querem antecipar o cronograma para entregar as antenas até março desse ano.

O projeto é coordenado pela USP (Universidade de São Paulo), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Governo do Estado e tem apoio de outras instituições nacionais e internacionais.

“É um projeto ambicioso que coloca o Brasil dentro de um seleto grupo de países que fazem pesquisas espaciais, e a gente sabe muito bem que poderemos utilizar esse equipamento também como atração turística. Já estamos com um projeto pronto para construir próximo do radiotelescópio uma estrutura com auditório, com restaurante, para receber os turistas que visitarão o projeto BINGO”, destacou o governador.

Luis Fernando Mifô

Deixe seu comentário