Spread the love

Desde 2021, quando lançou o Programa META Aprender, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação, assumiu o compromisso de alfabetizar 100% das crianças dos Anos Iniciais na idade certa. A ação é pioneira na cidade de Patos e fez com que o município fosse um dos poucos no país a aderir a esta meta de forma precursora.

Agora, após o governo federal lançar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, novamente o município reassume esta meta através da nova política de alfabetização brasileira lançada que busca promover a alfabetização de todas as crianças do país.

O programa funciona em forma de colaboração entre a União, com o investimento e o apoio técnico, o estado, com a intermediação e a articulação, e os municípios, com a atuação direta porque promovem a educação infantil e fundamental.

No entanto, Patos já desenvolve a algum tempo ações que já são previstas no pacto, a exemplo dos objetivos estabelecidos pelo programa META Aprender, além de outros programas que já estão em execução no município, como o Alfabetiza + Paraíba e o Integra Educação PB.

Outra ação exitosa desenvolvida é o Cantinho da Leitura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde baús são instalados em creches e escolas repletos de livros e paradidáticos ilustrados para que nossos pequenos já tenham acesso à leitura desde cedo.

Jesuíta Guedes, coordenadora do META Aprender e articuladora municipal do Compromisso Nacional destaca que Patos terá grandes avanços com a adesão do pacto.

Secom

Deixe seu comentário